Diálogo de mulheres de fronteira no contexto da universidade popular dos movimentos sociais: novas metodologias e agendas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.72878Resumo
A atuação dos movimentos sociais pode ser sentida em vários lugares do mundo intervindo nas mais diversas esferas: local, nacional ou internacional. O movimento de mulheres e a fronteira se insere neste contexto de disputas de significados, agendas e novas metodologias de diálogos e troca de experiências. Estas trocas podem dar-se a partir de uma perspectiva decolonial com agendas pautadas a partir das autonomias: do corpo, econômica, política e territoriais. A metodologia consiste no intercambio de saberes acadêmico e popular por meio da ecologia de saberes empregada a partir da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS). Neste trabalho propomos discutir o processo da UPMS a partir do diálogo de mulheres de fronteira e para isto faremos a discussão deste processo a partir de três pontos neste artigo: 1) contextualização da geopolítica mundial e latino-americana, 2) construção de novas pedagogias e epistemologias a partir do diálogo e 3) a experiência da Universidade Popular dos Movimentos Sociais: mulheres em diálogo de fronteira.
Palavras-chave: Movimentos sociais. Feminismo. Mulheres. Ecologia de saberes.
Border women's dialogue in the popular university of social movements context: new methologies and agendas.
Abstract
The activities of social movements have an impact in several places of the world intervening in the most diverse spheres: local, national or international. The women's movement and the border are inserted in this context of disputes of meanings, agendas and new dialogue's methodologies and exchange of experiences. These exchanges can take place from a decolonial perspective with agendas based on the autonomies: of the body, economic, political and territorial. The methodology consists of the exchange of academic and popular knowledge through the ecology of knowledges employed by the Popular University of Social Movements (UPMS). In this article, we propose to discuss the UPMS' process from the border women's dialogue point of view and for this propose we divide this article in three parts: 1) contextualization of global and Latin American geopolitics, 2) construction of new pedagogies and epistemologies through dialogue and 3) the Popular University of Social Movements’ experience: women in border’s dialogue.
Key words: Social movements. Feminism. Women. Ecology of knowledge.
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