IMAGENS DAS LAVADEIRAS DA CIDADE DE GOIÁS EM REPOSITÓRIOS MUSEAIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.133287Palavras-chave:
Imagem. Grafia. Digitais. Repositórios.Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa etnográfica para a minha tese (PPGAS/UFG) realizada durante a pandemia (2020/2021). Trata-se de imagens digitalizadas das lavadeiras da Cidade de Goiás disponibilizadas pelo Departamento de Imagem e Som do Museu Zoroastro Artiaga, de Goiânia - GO e do Museu das Bandeiras, da Cidade de Goiás - GO. A problemática diz respeito ao estatuto da grafia (Kofes, 2015) que estas imagens inscrevem (Bruno, 2023), o que possibilita entender como viviam, interpretavam a vida, seus saberes e suas histórias. Orientado teórico-metodologicamente por imagens que formam grafias (Ingold, 2007) de vida, as narrativas visuais revelam outro detalhe para o fazer antropológico, os arquivos de imagens digitais não são “zona morta”, surgem das contingências de forças criadoras.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio da relação do com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BRUNO, Fabiana. As muitas vidas das imagens. Revista Iluminuras, Porto Alegre, v. 24, n. 64, p. 52-73, maio, 2023.
COMO conduzir uma etnografia durante o isolamento social. [S. l.: s. n.]: 2020. 1 vídeo (20min13s). Publicado pelo canal Daniel Miller. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NSiTrYB-0so&ab_channel=DanielMiller. Acesso em: 20 mar. 2021.
DEBARY, Octave. Antropologia dos restos: da lixeira ao museu. trad. Maria Letícia Mazzucchi Ferreira. 1ª edição. Pelotas: Um2, 2017.
INGOLD, Tim. Linhas: uma breve história. Tradução de Lucas Bernardes. Petrópolis: RJ: Vozes, 2022. Original: Lines: a brief history. London: Routledge, 2007.
INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, 18 (37), jun. 2012.
KOFES, Suely e MANICA, Daniela (orgs). Vida e grafias: Narrativas antropológicas entre biografia e etnografia. 1ª edição. RJ: Lamparina, 2015.
STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memórias e dor. Belo Horizonte: Autêntica. 1993.
TALARICO, Guilherme. O fotógrafo Alóis Feichtemberger na construção de Goiânia (1936): imagens alegóricas da modernidade. In: COLÓQUIO SOBRE WALTER BENJAMIN E AS IMAGENS DA HISTÓRIA, 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/11559433/O_fot%C3%B3grafo_Alois_Feichtenberger_na_constru%C3%A
%C3%A3o_de_Goi%C3%A2nia_1936_imagens_aleg%C3%B3ricas_da_modernidade. Acesso em: 20 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.