SONORIDADES, ESCUTAS E APRENDIZADOS DE ANTROPOLOGIA COM O USO DE PODCASTS EM SALA DE AULA

Autores

  • Anita da Silva Universidade de Brasília
  • Daniela Manica Universidade de Campinas https://orcid.org/0000-0001-8014-9996
  • Soraya Fleischer Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.129799

Palavras-chave:

Podcast, Som, Escuta, Educação, Antropologia sonora

Resumo

Este artigo analisa a percepção ativa dos sons e da escuta por estudantes ao ouvir um podcast no contexto de aprendizagem de Antropologia. Parte-se aqui da escuta de um podcast que aborda temas pertinentes à Antropologia e às Ciências Sociais: o Mundaréu. Ele foi inserido em 14 disciplinas ofertadas na Universidade de Brasília no ano de 2020, em um experimento realizado pela própria equipe do Mundaréu. A equipe levou episódios do podcast para que as estudantes escutassem e discutissem posteriormente em sala de aula os temas pertinentes à matéria e ao episódio. Dessa experimentação, foram reunidos dados, dentre um formulário com 122 respostas, uma avaliação da experiência com 35 respostas e uma terceira avaliação específica, de uma disciplina, com 38 respostas das estudantes, que serviram de guia para esta pesquisa. Com isso, pretende-se evidenciar as possibilidades que a escuta dos podcasts oferecem para entender mais “de perto” histórias e experiências que aproximam os alunos do conhecimento na prática, no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-11

Como Citar

DA SILVA, A.; MANICA, D.; FLEISCHER, S. . SONORIDADES, ESCUTAS E APRENDIZADOS DE ANTROPOLOGIA COM O USO DE PODCASTS EM SALA DE AULA. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 24, n. 64, 2023. DOI: 10.22456/1984-1191.129799. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/129799. Acesso em: 27 abr. 2025.