A Cidade de Manaus a partir da Etnografia do Circuito do “RAP AM”
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.103648Palavras-chave:
Música Rap, Manaus, Amazônia Urbana, Etnomusicologia, Antropologia UrbanaResumo
Resumo: Levo a cabo neste artigo a proposta de apresentar a cidade de Manaus a partir da etnografia do circuito do “Rap AM” - como MCs/rappers, DJs, beatmakers e produtores musicais reconhecem o circuito da música Rap em Manaus -, trazendo interpretações e narrativas etnográficas fruto do encontro intersubjetivo com os colaboradores desta pesquisa de doutorado (2016-20) realizada em quase oito meses de trabalho de campo na referida metrópole amazônica. Parto do amparo teórico/teórico-metodológico interdisciplinar (etnomusicologia/antropologia) através dos paradigmas da etnografia da música/etnografia urbana enfatizando três eixos centrais da pesquisa: 1. a cidade de Manaus a partir da lente do etnógrafo; 2. o olhar do “Rap de quebrada” e suas interpretações da cidade ao empregar as categorias “periferia”, “quebrada” e “favela”; 3. o olhar do “Rap regional” e a sua demanda por uma “Manaus étnica”. Ressalto as potencialidades desta etnografia ao propor outros olhares/escutas das/nas cidades amazônicas, ao passo que problematizo o imaginário comum em torno de uma Amazônia predominantemente “rural”.
Palavras-chave: Música Rap. Manaus. Amazônia Urbana. Etnomusicologia. Antropologia Urbana.
MANAUS (A METROPOLIS FROM AMAZON REGION, BRAZIL): PERSPECTIVES FROM THE ETHNOGRAPHY OF “RAP AM” CIRCUIT
Abstract: I present on this paper Manaus (a metropolis from Amazon region, Brazil) from the ethnography of “Rap AM” circuit - how MCs/rappers, DJs, beatmakers, and music producers recognize the Rap music circuit in Manaus -, bringing to light both interpretations and ethnographic narratives from the intersubjective encounter with collaborators of this PhD research (2016-20) carried out in almost eight months of fieldwork. I based myself in the interdisciplinary encounter of ethnomusicology and anthropology through the paradigms of music ethnography and urban ethnography. I emphasize the following issues throughout the paper: 1. Manaus city from the lens of the ethnographer; 2. "Ghetto Rap" subgenre and its interpretations of the city through categories such as “periphery” and “favela” ("slum area"); 3. “Regional Rap” subgenre and its demand for an “ethnic Manaus”. I underline potentialities of this ethnographic research for proposing other views and points of listening of and in Amazonian cities, and for problematize the common imaginary around a predominantly “rural” Amazon.
Keywords: Rap Music. Manaus City. Urban Amazon. Ethnomusicology. Urban Anthropology.
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