Reflexões e refrações sobre a mediação e a re(a)presentação da dança no cinema documental contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.49338Resumo
Neste artigo, apresento uma reflexão acerca da signagem do corpo em movimento dançante no documentário poético contemporâneo, alicerçada pelos pressupostos da Teoria Geral do Signos de Charles SandersPeirce e pela filosofia do cinema da diferença de Gilles Deleuze. O objetivo da investigação recai sobre os modos como Deleuze se apropria dos signos peirceanos e os atualiza na construção de sua ontologia da imagem e como pensa o tempo e a diferença no cinema. No percurso desta reflexão, pretendo abordar não apenas as rupturas, mas as próprias refrações das imagens dançantes enquanto potência onírica que (per)duram por entre situações óticas e sonoras puras no documentário poético.Tomo como corpus de análise,Pina (2011) de Wim Wenders, como ilustração da lógica da imagem-tempo e proponho o argumento de que as imagens dos corpos dançantes na tela wenderiana, não são cópias referentes das ‘coisas’, mas as próprias ‘coisas’, que se entretecem no espaço-tempo, fazendo conversar/dançar, na mesma malha sígnica, a imagem atual e a virtual.
Palavras-chave:Imagem. Mediação.Cinema documental. Signagem. Dança.
Reflections and refractions about mediation and representation of dance in contemporary film documentary
Abstract
In thisarticle, I present a reflectionaboutthesignagemofthedancing bodiesin contemporarypoeticdocumentary, basedontheassumptionsofthe General TheoryofSignsbyCharles SandersPeirceandtheGilles Deleuzes`sphilosophyof cinema. The goaloftheresearchisontheways Deleuze appropriatesthesignsofPeirceandupdatesonbuilding its ontologyandimagesharingandhow do the time andthedifference in film. In thecourseofthisreflection, I intendtoaddressnotonlythe breaks, buttheownrefractionsofpictureswhile dancing dream, throughpureopticalandsoundsituations in poeticdocumentary. I take as corpusanalysis, theWim Wender`sPina (2011), as anillustrationofthelogicofthe time-imageand Iproposetheargumentthattheimagesof dancing bodiesonWenders screen are notrelated copies of 'things', buttheirown 'things' that are interwoven in space-time, doingtalk/dance, thesamefabricsignic, thecurrentandthe virtualimage.
Keywords: Image. Mediation. Documentarymovie. Signagem. Dance.
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