Oficina de fotografia pinhole: entre imagens e etnografia da fala
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.9193Abstract
A análise apresentada neste trabalho, a partir de uma bibliografia sobre performance, encontra-se situada mais especificamente em uma etnografia da fala. Trata-se de uma situação específica, uma oficina fotográfica, experiência construída socialmente, o objeto do presente trabalho. Pretendo analisar a fotografia como força narrativa e como exercício de conceituação em uma construção de conhecimento sobre o mundo. A ação de descobrir essa capacidade interpretativa surge na interação dos participantes com a técnica, através de suas próprias imagens e as significações atribuídas a partir de seus atos de fala.
Para essa análise, apresento alguns aspectos da minha etnografia na realização de uma oficina de fotografia pinhole (buraco de alfinete), técnica que trabalha com a construção de câmeras artesanais a partir de latas metálicas ou outros recipientes que possam ser isolados da entrada de luz. Pretendo utilizar o material etnográfico recolhido, nos meses de novembro e dezembro de 2004, durante uma oficina ministrada pelo grupo Lata Mágica nas dependências do Hospital Psiquiátrico São Pedro para uma turma de 17 alunos com idades, trajetórias e estilos de vida diferenciados. Essa atividade integra um projeto de maior escala, financiado através de concurso pelo Fumproarte/SMC/PMPA, onde mais três oficinas serão realizadas em diferentes bairros de Porto Alegre e finalizará com o lançamento de um catálogo e exposição contendo fotografias dos alunos. O grupo de fotógrafos Lata Mágica, do qual eu faço parte, desenvolve trabalhos envolvendo, constantemente, o ensino da presente técnica e a minha inserção no grupo é fundamental para salientar o lugar de onde parto para uma análise etnográfica, utilizando as experiências e vivências com os alunos para coleta de dados de pesquisa, construindo metodologicamente uma observação participante em que me encontro a todo o momento dividindo a prática do processo fotográfico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.