A sedução da corrupção em "Otto Lara Resende ou Bonitinha mas Ordinária"
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.90139Palavras-chave:
Moderna dramaturgia brasileira. Nelson Rodrigues. Melodrama. Naturalismo. inovações dramatúrgicas e cênicas. crítica social. corrupção social e moral. problematização ética.Resumo
“A sedução da corrupção em Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas Ordinária”apresenta uma análise abrangente da peça de Nelson Rodrigues. O ensaio investiga os ingredientes utilizados por Nelson para fabricar o seu folhetim sobre a devassidão na alta burguesia carioca dos anos 50, que se diverte com a manipulação e o abuso dos seus dependentes das classes inferiores. Igualmente examina os empréstimos colhidos nas tradições do Melodrama e do Naturalismo para a configuração da ação dramática e o uso de procedimentos inovadores no que tange à estrutura narrativa e aos efeitos cênicos. Finalmente, o ensaio mostra como todos esses elementos convergem para uma severa condenação de uma sociedade decadente e corrupta e para a discussão dos agudos dilemas morais por ela gerados.
PALAVRAS CHAVES:
Moderna dramaturgia brasileira / Nelson Rodrigues / Melodrama / Naturalismo / inovações dramatúrgicas e cênicas / crítica social / corrupção social e moral / problematização ética.
ABSTRACT:
“The seduction of corruption in Otto Lara Resende or Pretty, yet a Tramp” presents a comprehensive analysis of Nelson Rodrigues’s play. It investigates the ingredients used by Rodrigues to concoct his potboiler about debauchery in the haute bourgeosie of Rio de Janeiro in the 1950’s, who delights in the manipulation and abuse of its entourage from the lower classes. The essay examines the borrowing of elements of Melodrama and Naturalism in the development of plot construction and the use of innovative procedures as far as dramatic structure and stage effects are concerned. Finally it shows how all these features converge to a severe indictment of a decadent corrupt society and to the display of the acute moral dilemmas that are brought about.
KEY WORDS
Modern Brazilian drama / Nelson Rodrigues / Melodrama / Naturalism / dramatic and scenic innovation / social criticism / social and moral corruption / ethical problematics
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.