Desconectados e Desqualificados – Os Desafios da Capacitação Profissional EAD de Jovens em Vulnerabilidade Socioeconômica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.89029Keywords:
Juventude. Pronatec. Exclusão DigitalAbstract
Atualmente a internet tem sido o principal canal de acesso às informações, somada a utilização das tecnologias de informação e comunicação – TIC. Com as exigências de capacitação profissional para a inclusão no mercado de trabalho, a educação a distância - EAD mostrou-se uma opção para a educação profissional e tecnológica - EPT, adotada pelo Governo Federal por meio do Pronatec. Este artigo visa realizar uma análise a respeito do acesso da população jovem brasileira em vulnerabilidade socioeconômica a tais cursos de EPT na modalidade EAD. Realizou-se um estudo exploratório com delineamento qualitativo, utilizando-se de dados quantitativos a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Identificou-se que uma grande parcela de brasileiros não possui acesso as TIC e a internet, principalmente os enquadrados nas classes D e E, público-alvo dos cursos Pronatec. Deste modo, esse artigo aponta a falta de articulação entre as políticas públicas, culminando na baixa efetividade dos cursos Pronatec EAD voltados para o público em vulnerabilidade socioeconômica.
Palavras-chave: Juventude; Pronatec; Exclusão Digital.
DISCONNECTED AND DISQUALIFIED - THE CHALLENGES OF PROFESSIONAL QUALIFICATION THROUGH DISTANCE EDUCATION OF YOUNG PEOPLE IN SOCIOECONOMIC VULNERABILITY
Abstract
Currently the Internet has been the main form of accessing information, in addition to the use of Information and Communication Technologies - ICTs. Distance education, with the requirements of professional qualification for the inclusion in the labor market, has proved to be an option for vocational and technical education, adopted by the Federal Government through Pronatec. This article aims to analyze the access of the Brazilian youth population in socioeconomic vulnerability to the vocational and technical courses in the distance education method. An exploratory study with a qualitative design was carried out, using quantitative data from bibliographic review and documentary research. It was identified that a large number of Brazilians do not have access to ICTs and the Internet, especially those classified in social classes D and E, the target audience of the Pronatec courses. Thus, this article points out the lack of articulation among public policies, resulting in the low effectiveness of Pronatec distance education courses aimed at the public in socioeconomic vulnerability.
Keywords: Youth; Pronatec; Digital Exclusion.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.