"Imagens construtoras de nação: Rugendas e seus desenhos sobre indígenas no Brasil e na Argentina"
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.72875Abstract
Este trabalho identifica e analisa as imagens ‘nacionalizadas’ sobre os índios dos atuais territórios brasileiros e argentinos, a partir de dois conjuntos iconográficos elaborados pelo artista-viajante alemão Johann Moritz Rugendas em ambos os países: as 16 litografias sobre os indígenas reunidas no seu álbum Viagem Pitoresca através do Brasil e as 25 ilustrações vinculadas ao poema La Cautiva, do escritor romântico argentino Esteban Echeverría. Comparando ambos os conjuntos, demonstro que os contextos e as redes sociais do artista lhe deram a oportunidade de ‘ver’ o que ‘se podia’ pintar. A análise oferece ferramentas centrais para refletir sobre as políticas visuais envolvidas na construção e divulgação das representações sobre os indígenas no Brasil e na Argentina durante os séculos XIX, XX e XXI, demonstrando-se aqui o trabalho social dessas imagens e suas penetrantes consequências políticas até os nossos dias.
Palavras-chave: Imagens sobre os indígenas. Rugendas. Brasil. Argentina. Políticas visuais.
Nation building images: Rugendas and his drawings of Brazilian and Argentinian indigenous peoples
Abstract
This text identifies and analyses ‘nationalized’ images of Indigenous populations from contemporary Brazilian and Argentinean territories. The analysis is centered on two iconographic sets authored by the German artist traveller Johann Moritz Rugendas (1802-1858): the 16 lithographs gathered in his album Picturesque Travel through Brazil and the 25 drawings illustrating the poem The Captive, written by the Argentinean romantic writer Esteban Echeverría. Comparing both sets of images, I argue that the artist’s contexts and social relationships, framed what there was ‘to see’ and what could be ‘painted’. This analysis offers central resources to understand visual policies involved in the processes of construction and dissemination of images of indigenous peoples in Brazil and Argentina during the 19th, the 20th, and the 21st century, demonstrating the social work of these images and its resilient political consequences until the present.
Key words: Images about indigenous people. Rugendas. Brazil. Argentina. Visual policies.
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