Imagens de uma ruralidade: elementos do substrato social de constituição de um cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.64559Resumo
O presente texto analisa imagens do rural que revelam, partir das configurações da paisagem e dos elementos que constituem um cotidiano, as marcas das relações sociais e da ruralidade do lugar Rincão dos Maia. Na sua história, formas de trabalho e de sociabilidade, retratadas em imagens, há a expressão de valores que configuram a ruralidade do Rincão dos Maia enquanto um espaço de vida. O estudo está assentado no olhar etnográfico em busca de análises sobre as dinâmicas locais de uma ruralidade específica e de diálogos em torno das possibilidades de utilização da imagem em nossos estudos. Valores como a vizinhança e a família, o trabalho e o Estado estão claramente sinalizados nas imagens capturadas localmente por meio de fotografias.
Palavras-Chave: Imagens. Rural. Cotidiano. Relações sociais.
Images of a rurality: social substrates of a daily operation
Abstract
This paper analyzes the rural images that reveal, from the landscape settings and elements that make up an everyday, the marks of social relations and the rurality of the place Rincão dos Maia. In its history, ways of working and sociability, portrayed in images, there is the expression of values that shape the rurality of the Rincão dos Maia as a living space. The study is seated in the ethnographic look to for analysis of the local dynamics of a specific rurality and dialogue around the potential uses of the image in our studies. Values such as neighborhood and family, work and the state are clearly marked on the images caught locally through photographs.
Keywords: Images. Rural. Daily life. Social relations.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.