Interpretação de imagens e interpretações da memória, questões de veracidade
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.49343Resumo
A partir de uma avaliação das diferentes funções sociais que a fotografia assumiu ao longo de sua história, este artigo propõe discussões a respeito da construção da verdade na fotografia e sua relação com as identidades familiares e pessoais. Por meio de um levantamento de diferentes mecanismos de interpretação de imagens, de Roland Barthes a Boris Kossoy, ficam evidentes os múltiplos caminhos que uma imagem pode tomar para assumir uma verdade. Assim, o leitor entra neste campo não só como receptor da informação mas também como seu criador, ou re-criador, cabendo a ele as funções de construção da realidade na fotografia. A fotografia foi sofrendo ao longo da sua história alterações na sua função social, alterando também a função e as dinâmicas do operador ou criador com a imagem. Agora cabe a nós questionar as nossas dinâmicas enquanto espectadores com todo o banco de imagens construído ao longo da história desta mídia que dá forma às nossa identidades.
Palavras chave: Fotografia. Verdade. Interpretação de imagens. Memória Familiar. Arquivo
Interpretation of images and interpretations of memory, questions of veracity
Abstract
Starting with a brief survey on the different social functions that photography assumed during it's history, this paper suggests discussions about the construction of the true in the photographic image and it's relation with personal and familiar identities. Through some different methods of image reading (from Roland Barthes to Boris Kossoy) it becomes evident the several ways an image can take to represent some reality. With that, the reader enter in this field not just as a receptor of the information but as it's creator, or re-creator, belonging him also the functions of construction of the reality in the photographic image. Photography as a midia has suffered some changes in it's social function, changing also the functions and dynamics of it's operator or creator. Now we have to start discussing the dynamics that we have as spectators with all this image bank we built in the history of this media that shapes our identities.
key-words: Photography. True. Image reading. Familiar Memories. Archive
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