Modelando a vida no córrego de areia: Tradição, Saberes e Itinerários das louceiras
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.42356Abstract
Este trabalho trata das relações simbólicas da produção de louça de barro na localidade de Córrego de Areia, no município de Limoeiro do Norte, CE. Tendo a etnografia como metodologia principal, foi possível mapear os vínculos que as louceiras têm com diferentes sujeitos e instituições sociais e perceber que o cotidiano da produção nos revela visões de mundo próprias desse lugar. Enquanto modelam seus objetos, as louceiras moldam as próprias vidas, numa constante criação e recriação de seu universo cultural particular.
Palavras-chaves: Objetos; Barro; Simbologias.
Modeling Life at Córrego de Areia: Tradition, knowledge and ware makers itinerary
Abstract
This paper deals with the simbolic relations of the ware production at Córrego de Areia, localizaded at Limoeiro do Norte, CE. Having ethnografy as main methodology, was possible to map the ties of the ware makers with different people and social instituitions and notice that the daily production revels us original world visions of this place. While modeling their objects, the ware makers model their own lives, on a continue criation and recriation of their particular cultural universe.
Key-words: Objects, Ware, Simbologys.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.