A administração pública da cultura como espaço para uma antropologia pública
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.146618Keywords:
Administração, Antropologia pública, Cultura, SaberesAbstract
In this text, we share the experience of cultural project development workshops held in São Luís during the launch of the Paulo Gustavo Law's public calls. The purpose of these workshops was to provide theoretical and practical support so that historically underrepresented agents could participate more strategically, increasing their chances of success in cultural funding programs. With a Public Anthropology approach, we aimed not only to bridge administrative-legal and popular knowledge but also to encourage reading and writing, essential elements for the politicization of these agents' artistic practices.
Downloads
References
ALBERNAZ, Lady Selma F. O “urrou” do boi em Atenas: instituições, experiências culturais e identidade no Maranhão. Tese de Doutorado em Ciências Sociais. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2004.
APPLE, M. W. Education and new hegemonic blocs: Doing policy the 'right' way, International Studies in Sociology of Education, 8:2, 181-202, 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/0962021980020021 . Acesso em 20 mar. 2025
BOROFSKY, R, DE LAURI, A. Public Anthropology in Changing Times. Public Anthropologist 1, 3-19, 2019.
BURAWOY, Michael. A sociologia pública em tempos de Barack Obama. Caderno CRH, vol. 22, núm. 56, mayo-agosto, 2009, pp. 233-244. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/5W7hw9q5sSkF9PxXRNtRRXC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 1 mar. 2025.
CARDOSO, L. C. M. A cultura popular no Maranhão: uma indústria política? Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 3, n. 6, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18651. Acesso em: 21 fev. 2025.
CARVALHO, José Jorge de. Metamorfoses das Tradições Performáticas Afro-brasileiras: de patrimônio cultural a indústria do entretenimento. In: FONSECA, Maria Cecília Londres (Coord.). Celebrações e Saberes da Cultura Popular: pesquisa, inventário, críticas e perspectivas. Rio de Janeiro: Funarte, Iphan, CNFCP, 2004.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GADOTTI, Moacir. Educar para um outro mundo possível. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.
GIMENO MARTÍN, Juan Carlos; CASTAÑO MADROÑAL, Angeles. Antropologia comprometida, Antropologias de Orientação Pública e descolonialidade. Desafios etnográficos e descolonização das metodologias . OPSIS, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 262–279, 2016. DOI: 10.5216/o.v16i2.37084. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/Opsis/article/view/37084. Acesso em: 18 fev. 2025.
GRAY, H. Precarious Diversity Representation and Demography. In: CURTIN, M.; SANSON, K. (eds.). Precarious Creativity: Global Media, Local Labor. Oakland: University of California Press, 2016.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 80 | 2008.
NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Editora Perspectiva, 2016.
TRAGTENBERG, M. Burocracia e ideologia São Paulo: Ática, 1974.
TRAGTENBERG, M. Administração, poder e ideologia São Paulo: Cortez, 1989.
WARNER, Kristen. Strategies for Success? Navigating Hollywood’s “Postracial” Labor Practices In: CURTIN, M.; SANSON, K. (eds.). Precarious Creativity: Global Media, Local Labor. Oakland: University of California Press, 2016.
WEBER, M. Ensaios de sociologia 5. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1982.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2025 ILUMINURAS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.