Savana Alter do Chão - nas chamas da rede de controvérsias e da especulação imobiliária
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.118038Keywords:
Incêndios Florestais, Memória Coletiva, Questões AmbientaisAbstract
O ensaio com imagens aborda o incêndio de Alter do Chão, que ocorrem em setembro de 2019, na comunidade de Alter do Chão e Ponta de Pedras, na cidade de Santarém, Oeste do Pará. No ensaio, há trechos dos diários de campo de um estudo social de ciência e tecnologia, que por meio de uma observação participante num Laboratório de Física e Química da Atmosfera, realiza registros fotográficos e audivisuais da ciência em ação dos estudos de clima e meio ambiente, desenvolvidos pela rede de pesquisadores que atuam junto ao laboratório da Universidade Federal do Oeste do Pará.
Downloads
References
BARROS, Laura Pozzana; KASTRUP, Vírginia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSIA, Liliana. Pistas do Método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015.
CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ: 2014.
LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. 1997. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1988.
_____. Jamais Fomos Modernos: ensaio de Antropologia Simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
_____. Reagregando o Social. Bauru, SP: EDUSC/ Salvador, BA:EDUFBA, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.