O Corpo Racializado nos Muros da Cidade: imagem e decolonialidade nas intervenções urbanas de Éder Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.112376Palavras-chave:
Imagem e ImaginárioResumo
A obra do artista contemporâneo paraense Éder Oliveira cria ressonâncias com o imaginário popular sobre os corpos racializados que pinta monocromaticamente nos muros da cidade de Belém do Pará. Este artigo traça paralelos entre autores decoloniais e o contexto brasileiro a partir da análise da obra de Oliveira. Ao esboçar as singularidades de seu trabalho, procuramos refletir sobre as potencialidades que este tem de instigar e dialogar com seus interlocutores, principalmente na problematização do racismo estrutural presente na sociedade brasileira. A partir dessa reflexão, buscamos ressaltar o importante viés crítico que a arte contemporânea exposta e acessível na cidade pode assumir na descolonização dos olhares e percepções sobre estes corpos.
Palavras-Chave: Decolonialidade. Corpo. Imagem. Arte. Urbano.
THE RACIALIZED BODY ON THE WALLS OF THE CITY:
IMAGE AND DECOLONIALITY IN URBAN INTERVENTIONS BY ÉDER OLIVEIRA
Abstract: The work of the contemporary artist Éder Oliveira from Pará, Brazil, creates resonances with popular imagination regarding bodies seen in a racial light that he paints in monochromatic murals in Belém, the capital city of his home state. This article draws parallels between decolonial authors and the Brazilian context from the analysis of Oliveira's work. When sketching the singularities of his work, we attempt to reflect on the potential it has to instigate and talk to the audience, especially on the problem of structural racism present in Brazilian society. From that reflection, we strive to highlight the important critical bias that contemporary art, when exposed and accessible throughout the city, can achieve when it comes to decolonizing the sights and perceptions on those bodies.
Keywords: Decoloniality. Body. Image. Art. Urban.
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