O Fotojornalista no Ato Social de Produção de Notícias

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.100523

Keywords:

Fotojornalismo. Mundos sociais. Relato etnográfico. Sociologia visual. Convenções

Abstract

Resumo: Este relato etnográfico descreve e analisa, a partir da perspectiva interacionista dos mundos sociais, a rotina de um dia de trabalho de um fotojornalista da Folha de S. Paulo. A partir de uma abordagem etnográfico-qualitativa e com suporte da sociologia visual e da sociologia do trabalho, observamos a atuação desse profissional nos espaços de poder político da cidade de Brasília-DF. O estudo relevou a especificidade e complexidade da arena de atuação do fotojornalista na sua relação com outros atores desse mundo social e a forma como ele participa da criação e adaptação de seu sistema de convenções. Finalmente, destacamos como uma das grandes contribuições deste trabalho a adoção de uma metodologia mista, que combina uma observação de campo com um trabalho de sociologia visual, como forma de analisarmos parte do que foi produzido pelo informante desta pesquisa. 

Palavras-chave: Fotojornalismo. Mundos sociais. Relato etnográfico. Sociologia visual. Convenções

 

THE PHOTOJOURNALIST IN THE SOCIAL ACT OF NEWS PRODUCTION

Abstract: This ethnographic report describes and analyses, from a social worlds interactonist perspective, the daily work of a photojournalist from Folha de S. Paulo newspaper. By using an ethnographic-qualitative approach and with the support from a visual sociology approach, we observed how this professional acted on political power sites in Brazilian capital city, Brasilia - DF. This study reveals the specific and complex arena where this photojournalist acts and his relation within other social actors from this social world. It also discusses how this photojournalist creates and adapts its conventional system. Finally, we highlight as a major contribution of this work the use of a mixed methodology, which combines field observation and visual sociology work as a strategy to analyze what was produced by our research informant. 

Keywords: Photojournalism. Social worlds. Ethnographic report. Visual sociology. Conventions

Downloads

Download data is not yet available.

References

BAUDELAIRE, Charles. 1859. The modern public and photography. In: TRACHTENBERG, Alan. Classic Essays on Photography. Leete’s Island Books. New Haven, 1980, p. 83-89.

BECKER, Howard S. Art as collective action. American Sociological Review, 1974a, 39(6): p.767-776. doi: 10.2307/2094151

BECKER, Howard S. Photography and sociology. Studies in Visual Communication, 1974b, 1(1): p.3-23, Recuperado de: http://repository.upenn.edu/svc/vol1/iss1/3

BECKER, Howard S. Art worlds. Berkeley e Los Angeles, University of California Press, 1982

BECKER, Howard S. Comment parler de la société. Artistes, écrivains, chercheurs et représentations sociales. Paris, La Découverte, 2009.

CASTANHEIRA, Rafael. Rupturas na Fotografia Brasileira: A poética engajada de Claudia Andujar, Miguel Rio Branco e Mario Cravo Neto. 2017. Tese. (Doutorado em Comunicação Social). Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília.

DOBAL, Suzana. Sete sintomas de transformação da fotografia documental. Ícone, Pernambuco, V.14, N.1, Agosto de 2012.

FIGARO, Roseli. Perfis e discursos de jornalistas no mundo do trabalho. In: Roseli Figaro (Org.). As mudanças no mundo do trabalho do jornalista. São Paulo: Atlas, 2013, p. 07-143.

FLICHY, Patrice. Socio-technological Action and Frame of Reference. Réseaux, 1995, 3(1): p.11-30. doi: 10.3406/reso.1995.3286

GOYANES, Manuel ; RODRIGUEZ-GOMEZ, Eduardo Fco. Presentism in the newsroom: How uncertainty redefines journalists’ career expectations. Journalism, First Published April 4, 2018. doi: 10.1177/1464884918767585

KISCHINHEVSKY, Marcelo. O discurso da convergência inevitável: a construção do jornalista multitarefa nas páginas de O Globo. Eptic, 12(3), 2010. Disponível em: https://trapiche.revistas.ufs.br/index.php/eptic/article/view/26. Acesso em 22 jan. 2020.

LE CAM, Florence. Photographs of newsrooms: From the printing house to open space offices. Analyzing the transformation of workspaces and information production. Journalism, 16(1): 134–152, 2015. doi: 10.1177/1464884914558347.

LELO, Thales Vilela. A precarização das condições de trabalho dos jornalistas de São Paulo segmentada por faixas etárias: Uma identidade profissional em risco?. Tempo soc., 31(2): p. 243-261, 2019. doi: 10.11606/0103-2070.ts.2019.146626.

LOMBARDI, Kátia. Documentário Imaginário: Novas potencialidades na fotografia documental contemporânea. 2007. 172 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG, 2007.

MENGER, Pierre-Michel. Le travail créateur: s'accomplir dans l'incertain. Paris: Gallimard/Seuil, 2009.

MORETZSOHN, Sylvia. Repórter no Volante - O Papel dos Motoristas de Jornal na Produção da Notícia. São Paulo: Publifolha, 2011.

NICOLETTI, Janara; MICK, Jacques. Influências da precarização na qualidade jornalística: Construção de uma matriz de indicadores. Passagens, 9(1): p.127-141, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39734. Acesso em 22 jan. 2020.

PEREIRA, Fábio H. As notícias como prática coletiva e convencional: a abordagem beckeriana aplicada aos estudos do jornalismo. Revista Observatório, 4(4), p.389-419, 2018. doi: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p389

PEREIRA, Fábio Henrique; KALUME MARANHÃO, Ana Carolina. La concentration multimédia et le nouveau profil du journaliste au Brésil. In: Éric George (Org.). Concentration des médias, changements technologiques et pluralisme de l'information. Sainte-Foy: Presses de l'Université Laval, 2015, p. 159-174.

RENAULT, David. A convergência tecnológica e novo jornalista. Brazilian Journalism Research, 9(2), p. 30-49, 2018. doi: 10.25200/BJR.v9n2. 2013. 575.

ROUILLÉ, ANDRÉ. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução de Constancia Egrejas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

SILVA, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. Estudos em Jornalismo e Mídia, Vol. 2, n. 1, p. 95-107, 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/%25x.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

STRAUSS, Anselm. A Social World Perspective. In N. DENZIN (Org.), Studies in Symbolic Interaction, 1978, vol. 1 p.119-128. Greenwich:, JAI Press.

Published

2020-04-15

How to Cite

REIS, L. V. P.; PEREIRA, F. H. O Fotojornalista no Ato Social de Produção de Notícias. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 21, n. 52, 2020. DOI: 10.22456/1984-1191.100523. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/100523. Acesso em: 27 apr. 2025.