Turismo e a emergência de novas territorialidades: O caso de Itaúnas-ES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.9306Abstract
O turismo é uma atividade econômica que, ao ser desenvolvido sem planejamento adequado, pode ocasionar mudanças no território dos lugares onde se insere. Interfere tanto no ambiente natural, quanto cultural da população receptora e tem um papel na produção e consumo do espaço.
Muitas vezes o turismo, da maneira como vem se consolidando em vários lugares do Brasil, acarreta transformações na vida das comunidades receptoras. Caracterizam-se alguns conflitos sócio-ambientais devido à questão da posse e uso da terra, a mudanças no padrão de comportamento e impactos no ambiente. Por esses motivos, o turismo freqüentemente se constitui, na abordagem da Ecologia Humana, num agente estressor atuante na desorganização das relações ecológicas, sociais, econômicas e culturais da população receptora. Como agente estressor, o turismo pode vir a desestruturar o modo de vida de populações nativas causando uma fragmentação do território e eventualmente, contribuindo para a emergência de territorialidades inéditas.
Itaúnas, distrito rural do município de Conceição da Barra-ES, apresenta um ambiente atrativo para o turismo. Isso se deve à conjugação de características naturais, representadas pelas dunas e mar e pelo contraste das mesmas com as áreas de alagados. Suas praias e características culturais também se constituem em atrativos, destacando-se os sítios e monumentos históricos, as manifestações folclóricas, artesanais e culturais. Nesse distrito, o turismo no local teve sua ascensão a partir da década de 90. Desse processo decorrem novas territorialidades.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.