O PATRIMÔNIO CULTURAL E O PÓS-COLONIAL: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA OCUPAÇÃO ARTÍSTICA NO CENTRO HISTÓRICO DE RIO DE CONTAS-BA

Authors

  • Jean Pierre Pierote Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.80358

Keywords:

Patrimônio Cultural, Pós-Colonial, Afectos.

Abstract

Esse artigo tem como objetivo pensar as relações entre o patrimônio cultural edificado e os modos de habitar a cidade. Parte-se de uma perspectiva pós-colonial e toma-se como base a experiência de pesquisa de campo etnográfica realizada durante uma residência artística na cidade de Rio de Contas (BA) em 2013. As questões em torno da relação entre as políticas de patrimônio cultural, a perspectiva pós-colonial e o uso metodológico de práticas artísticas na pesquisa etnográfica são as balizas que direcionam este trabalho. Elas permitiram pensar o patrimônio cultural também como uma plataforma discursiva onde os moradores das cidades patrimonializadas se apropriam material e simbolicamente dessas edificações, compondo outros usos e sentidos para o patrimônio no presente.

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Author Biography

Jean Pierre Pierote Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Antropologia Social, Mestre em Antropologia Social e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É membro do Núcleo de Estudos de Antropologia, Patrimônio, Memória e Expressões Museais (NEAP), da UFG. Possui experiência na área de Antropologia, com ênfase em patrimônio cultural, memória e antropologia da técnica, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura material, patrimônio cultural, antropologia urbana e arte.

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Published

2019-05-29

How to Cite

SILVA, J. P. P. O PATRIMÔNIO CULTURAL E O PÓS-COLONIAL: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA OCUPAÇÃO ARTÍSTICA NO CENTRO HISTÓRICO DE RIO DE CONTAS-BA. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 20, n. 49, 2019. DOI: 10.22456/1984-1191.80358. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/80358. Acesso em: 5 may. 2025.