Diferenças de Prestígio entre produtos e Produtores: Notas sobre as Propriedades Sociais de Produtores de Leite e de Queijos AOC na Região da Auvergne, França

Autores

  • Mayra Lafoz Bertussi Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) em cotutela com Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) http://orcid.org/0000-0002-2366-1376

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.95220

Palavras-chave:

Denominações de Origem, Queijos Fermier e Laitier, França

Resumo

Resumo

As appellations d’origine contrôlée (AOC), denominação de origem de maior reconhecimento na França, são um sistema de certificação baseado na noção de terroir cuja definição remete às especificidades geográficas, sociais e históricas do processo de manufatura de determinados produtos agroalimentares. Tendo os queijos AOC da região da Auvergne como escopo, o artigo apresenta as diferenças de prestígio entre duas variedades de queijo, o fermier e o laitier.  A partir de uma classificação que incide sobre a representação simbólica do produto e de seus consumidores, o queijo fermier é tido como de alta qualidade e destinado aos amantes da gastronomia enquanto o laitier é encarado como um produto voltado a um gosto popular. Para melhor compreender tais diferenças, o artigo aborda as propriedades sociais dos produtores e identifica o produtor fermier como aquele que goza de melhores condições de valorização do produto ao passo que o produtor de leite está sujeito às regras do mercado de grande escala. 

Palavras chave: Denominações de Origem; Queijos Fermier e Laitier; França.

 

Abstract

Appellations d'origine contrôlée (AOC), one of the most widely recognized protected designation of origin in France, is a certification system based on the notion of terroir; this refers to the manufacturing process of agri-food products’ geographical, social and historical specificities. Focusing on AOC cheese from the Auvergne region, this article discusses the differences in prestige between two varieties of cheese, fermier and laitier cheeses. Coming from a classification which affects the symbolic representation of the product and its consumers, the fermier cheese is considered to be of the highest quality and the intended for amateurs of gastronomy while the laitier cheese is regarded as a product of popular taste. To better understand such differences, the article addresses the social properties of producers and identifies the fermier producer as the one who enjoys the best conditions for product appreciation while the dairy producer is subjected to the large-scale market rules.

Keywords: Protected designation of origin (PDO); Fermier and Laitier Cheese; France.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayra Lafoz Bertussi, Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) em cotutela com Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

É doutoranda em Ethnologie et Anthropologie Sociale pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em co-tutela com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui mestrado pela EHESS (2014), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2005). Tem experiência na área de antropologia e sociologia e atuação nos seguintes temas : antropologia do mercado, cartografia social, etnicidade, territorialidades, povos tradicionais. Desenvolve atualmente pesquisas sobre a valorização do mercado de queijos de origem reconhecida na França.

Referências

AOP COMTÉ (França) (Org.). Disponível em: <http://www.comte.com>. Acesso em: 25 fev. 2019.

AOP SALERS (França) (Org.). Disponível em: <https://www.aopsalers.com/chiffres/>. Acesso em: 13 out. 2016.

BÉRARD, Laurence; MONTEL, Marie-christine. La gerle, le vivant invisible entre traditions et normes d’hygiène. In: LIZET, Bernadette; MILLIET, Jacqueline. Animal certifié conforme: déchiffrer nos relations avec le vivant. Paris, 2012. p. 55-76.

BERTUSSI, Mayra Lafoz. Les stratégies de valorisation du fromage AOP Saint-Nectaire: réflexions sur le marché de qualité, 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Master En Sciences Sociales, Anthropologie, Spécialité Ethnologie, Anthropologie Sociale, Ecole Des Hautes Etudes En Sciences Sociales, Paris, 2014. Cap. 4.

BOLTANSKI Luc; ESQUERRE Arnaud. La « collection », une forme neuve du capitalisme la mise en valeur économique du passé et ses effets, Les Temps Modernes, 2014/3 p. 5-72.

______. L’économie de l’enrichissement et ses effets sociaux, Teoria Politica: Nuova serie – Annali VI, Madrid, p.289-313, 2016.

BOURDIEU, Pierre. Le marché des biens symboliques. L'année Sociologique, Paris, v. 22, n. 3, p.49-126, 1971. Disponível em:<https://www.jstor.org/stable/27887912?seq=1#page_scan_tab_contents>. Acesso em: 14 mar. 2016.

______. La distinction, critique sociale du jugement, Paris, Ed. Minuit, 1992, 672p.

Crise du lait: des actions prévues devant une quinzaine de sites de Lactalis. Le Monde. Paris, 29 ago. 2016. Disponível em: <https://www.lemonde.fr/economie/article/2016/08/29/crise-du-lait-des-actions-sontprevues-devant-une-quinzaine-de-sites-de-lactalis_4989362_3234.html>. Acesso em: 03 dez. 2018.

DELBAERE, Nicolas. La régulation du marché du lait depuis la crise des années 1920 jusqu’à loi sur l’organisation de la production laitière en juillet 1940. In: CHATRIOT, Alain; LEBLANC, Edgar;

LYNCH, Édouard. Organiser les marchés agricoles: Le temps des fondateurs. Paris: Armand Colin, 2012.

DELFOSSE, Claire. La France fromagère (1850-1990). Paris: La Boutique de L'histoire éditions, 2007. 272 p.

GARCIA-PARTET, Marie-France. La construction sociale d’un marché parfait. Le marché au cadran de Fontaines-en-Sologne, Actes de la recherche en sciences sociales, 65. 1986, pp. 2-13.

______. Le marché d’excellence, Les grands crus à l’épreuve de la mondialisation”, Ed. Seuil, 2009, 266p

______. Patrimonialização de produtos alimentícios na França: construções simbólicas e reinvenção do passado. In: WOORTMANN, Ellen; CAVIGNAC, Julie. “Ensaios sobre a antropologia da alimentação: saberes, dinâmicas e patrimônios”. Natal: Edufrn, 2016a. p. 493-542. Disponível em: <http://www.portal.abant.org.br/livros/EnsaiosSobreAntropologiaDaAlimentação.pdf>. Acesso em: 13 out. 2016.

______. Valorização dos produtos locais e mundialização dos mercados. In: MARQUES, Flávia Charão; CONTERATO, Marcelo Antônio; SCHNEIDER, Sergio. Construção de mercados e agricultura familiar: Desafios para o desenvolvimento rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016b. Cap. 15. p. 159-181.

GARCIA-PARPET, Marie-France; RAMIRO, Patricia Alves. La «cachaça»: boisson d’esclave ou boisson d’élite?: Reconversions de «senhores de engenho» do Brejo de l’État de Paraíba au Brésil. Psihologia Socială, Bucareste, v. , n. 42, p.75-91, 2018.

LAFERTÉ, Gilles. La Bourgogne et ses vins: image d’origine controlee, Paris, Ed. Belin,2006, 320p.

LAROUSSE. Typicité. In: LAROUSSE. Dictionnaire français. Paris: Hachette. Disponível em: <https://www.larousse.fr/dictionnaires/francais/typicité/80379>. Acesso em: 03 dez. 2018.

LATOUR, Bruno. Pasteur: guerre et paix des microbes. Paris: La Découverte, 2001,

p.

LAURENT DUBOIS. Fromagerie Laurent Dubois: Affineur maitre fromager. [19--]. Disponível em: <http://www.fromageslaurentdubois.fr/fr/>. Acesso em: 03 dez. 2018.

LEAL, Natacha Simei. Nome aos bois: Zebus e zebuzeiros em uma pecuária brasileira de elite, 2014. 320 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em

Antropologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em:

<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-12052015-102330/pt-br.php>. Acesso em: 13 jan. 2017

MAUVY, Corinne; GAUVIN, Marylène; LEVESQUE, Maxime. La filière laitière du bassin Auvergne-Limousin, des atouts à valoriser. Paris: Insee Analyses, 2015. 4 p. (8). Disponível em: <https://www.insee.fr/fr/statistiques/1285795#titre-bloc-2>. Acesso em: 12 maio 2019.

OLIVIER Jacquet, LAFERTÉ, Gilles. Le contrôle républicain du marché. Vignerons et

négociants sous la Troisième République, Annales. Histoire, Sciences Sociales 2006/5

(61e année), p. 1147-1170.

ROGERS, Juliette. Enseigner le terroir: La difficile appropriation d'une idéologie par des producteurs de lait dans deux syndicats AOC, Politix, 2013/3 N° 103, p. 149-172. DOI: 10.3917/pox.103.0149.

SINISCALCHI, Valeria; ZECCHIN. Conservation et production de la valeur du Fiore Sardo. Producteurs, commerçants et activistes dans la régulation de la typicité d’un

fromage italien. Techniques & Culture 2018/1, p. 56-73.

STANZIANI, Alessandro. Histoire de la qualité alimentaire - XIXème-XXème

siècle,Liber, 2005, 440 p.

VATIN, François. L'industrie du lait: Essai d'histoire économique. Paris: L'harmattan,

222 p.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

BERTUSSI, M. L. Diferenças de Prestígio entre produtos e Produtores: Notas sobre as Propriedades Sociais de Produtores de Leite e de Queijos AOC na Região da Auvergne, França. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 20, n. 51, 2019. DOI: 10.22456/1984-1191.95220. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/95220. Acesso em: 26 abr. 2025.