Fémale: A Mulher e a Fé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.87152

Palavras-chave:

Memória Coletiva, Sociedades complexas, religiosidades urbanas

Resumo

O presente ensaio etnofotográfico , se intitula enquanto desta forma, pois retrata mediante a captação e registro das imagens expressas, sendo estas um texto imagético, que viabilizam ao leitor comprender a devoção e religiosidade à São Benedito, na cidade de Bragança PA. Portanto a presença da mulher nas festividades de São Benedito, bem como em toda sua religiosidade manifestada na igreja e nas realizações sacras que lá se desenvolvem é bem visibilizada cotidianamente, e até mesmo a igreja se torna símbolo dessa manifestação, quando no decorrer do, dia devotos e seguidores vão à busca de rezas, entrando e realizando pequenas orações em seu interior, ou até mesmo se benzem ao passar pela frente da porta de entrada da igreja sendo em sua maioria, segundo observado, a predominância das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erlan José Gatinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia - PPLSA, Da Universidade Federal do Pará (2018). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2017).Está enquanto estudante pesquisador do grupo de pesquisa Laboratório de Estudo Linguagem, Imagem e Memórias - LELIM, do(a) Universidade Federal do Pará. Compõe a coordenação do projeto "quarta de pesquisa".Atuou como professor auxiliar na Instituto Santa Teresinha durante os respectivos anos de 2013,2014,2016,2017, esteve enquanto monitor do projeto do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico -CPADC, da Universidade Federal do Pará. atuou com a função de  monitor do projeto mais educação Na Escola Santa Teresinha  no ano de 2015, estabelecendo a atividade de letramento etc. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Daniel dos Santos Fernandes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Sociais/Antropologia. Professor do programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Bragança/Pa

Referências

FERNANDES. J. Pés que andam pés que dançam: memória, identidade e região cultural na esmolação e marujada de São Benedito em Bragança (PA). EDUPA. Belém. 2011.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

GATINHO, E. J.; FERNANDES, D. dos S. Fémale: A Mulher e a Fé. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 20, n. 51, 2019. DOI: 10.22456/1984-1191.87152. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/87152. Acesso em: 28 mar. 2024.