Antropologia, Lazer e Ensino Técnico
reflexões sobre a inserção da Antropologia para além da academia
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.146524Palavras-chave:
Antropologia, Ensino Profissionalizante, Antropologia e mundo do trabalho, Antropologia para além da academiaResumo
O objetivo deste trabalho é construir um diálogo entre a Antropologia e a formação profissional e tecnológica, a partir das experiências compartilhadas em um Campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) localizado na Restinga, um bairro periférico de Porto Alegre. A proposta é de tecer uma conexão com discussões mobilizadas dentro do campo antropológico sobre outras possibilidades de atuação profissional para além da área acadêmica. Este artigo está dividido em duas frentes: a) uma reflexão sobre a inserção de uma das autoras – uma antropóloga professora de Sociologia do ensino técnico e tecnológico; b) uma costura entre Antropologia e a formação de estudantes secundaristas no ensino profissional, especialmente na relação entre este saber e o processo de produção dos Trabalhos de Conclusão do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Campus Restinga. Será possível observar uma conexão entre os saberes antropológicos e sua contribuição para a formação técnica e profissional, promovendo autorias diversas, vinculadas aos territórios e às experiências locais. Com este trabalho, analisamos que explodir as metáforas que separam a academia de outros mundos é também incentivar que outras vozes se conectem com as possibilidades da Antropologia, seja em suas atuações profissionais e/ou na própria produção de conhecimentos.
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