Infância, Mídia e Consumo

uma crônica audiovisual a partir de experiência fotoetnográfica no território escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.145693

Palavras-chave:

Infância, Mídia, Consumo, Educação, Fotoetnografia

Resumo

Este estudo investiga as influências da mídia e do consumo no cotidiano escolar e na construção da identidade infantil, adotando a fotoetnografia como metodologia central. Realizado em uma escola pública no interior do Brasil, analisa registros visuais do ambiente escolar e promove diálogos com estudantes para compreender como marcas, produtos e discursos midiáticos permeiam a experiência educacional. Além disso, refletimos sobre os desafios e possibilidades do uso das imagens em pesquisas sociais, com ênfase na fotografia. Para isso, recorremos a autores como Mauad (1996), Achutti (1997), Martins (2014) e Rocha e Eckert (2008), explorando a fotografia como ferramenta analítica e narrativa. Apresentamos, ainda, um direcionamento teórico-prático para a construção de uma crônica audiovisual, destacando seu potencial metodológico e comunicacional. O estudo conclui que a escola não é um espaço neutro, mas um território em que a lógica do consumo e as interpelações midiáticas se entrelaçam às práticas pedagógicas, influenciando os modos de ser das crianças contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alissom Brum, Universidade Feevale

Alissom Brum é bacharel em Publicidade e Propaganda, mestre e doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de linguagens e tecnologias, pela Universidade Feevale. Desde 2014, atua no desenvolvimento de atividades que integram pesquisa e extensão universitária, com ênfase na relação entre mídia, educação e direitos humanos. Pesquisador no grupo "Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura" e na "Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências". Atualmente, desenvolve estudos sobre as conexões existentes entre Educação em Direitos Humanos e Alfabetização Midiática-Visual no território escolar, investigando possibilidades de integração por meio da fotografia e suas tecnologias.

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Pesquisadora Gaúcha (FAPERGS) e CNPq Edital Ciências Sociais Aplicadas.

Referências

ACHUTTI, Luis Eduardo R. Fotoetnografia. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1997.

ALVES, Rubem. Gaiolas e asas. Folha de S.Paulo, São Paulo, 5 dez. 2001. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0512200109.htm. Acesso em: 6 fev. 2025.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico do cinema. Campinas: Papirus, 2003.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2004.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995.

BAUMAN, Zygmunt. Vidas Desperdiçadas. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Vidas para consumo: A Transformação das Pessoas em Mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES LOJISTAS (CNDL). Consumidor infantil ajuda a movimentar a economia brasileira. Site CNDL, [S.l.], 11 ago. 2021. Disponível em: https://cndl.org.br/varejosa/consumidor-infantil-ajuda-a-movimentar-a-economia-brasileira/ . Acesso em: 5 dez. 2024.

CRÔNICA. In: Dicionário Online de Português. 2025. Disponível em: https://www.dicio.com.br/cronica/. Acesso em: 30 jan. 2025.

DINIZ, Livia Gabriela dos Santos; VEIGA, Adriana Imbriani Marchi. Formas de Ver: A Imagem Fotográfica como Construção Social e Cultural. Revista de Recensões de Comunicação e Cultura, Covilhã, p. 1-10, 2010.

FISCHER, Rosa. O estatuto pedagógico da mídia: uma questão de análise. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 59-80, jul./dez. 1997.

FLORIANI, Michelle; BAHLS, Diego Paiva; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Mídia, consumo e infância: produção e sujeição dos corpos por adereços e acessórios. Educação em Foco, [S.l.], v. 27, n. 52, p. 1–20, 2024. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7209 . Acesso em: 6 dez. 2024.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

GIROUX, Henry A. Professores como Intelectuais Transformadores. In: GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 157-164.

MARTINS, José de S. Sociologia da Fotografia e da Imagem. 2. ed., 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2014.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: Fotografia e História Interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: HUCITEC, 2004.

MOMO, Mariangela; COSTA, Marisa Vorraber. Crianças escolares do século XXI: para se pensar uma infância pós-moderna. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 141, p. 965–991, 2010. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/157.

OLIVEIRA, Danielle Pena de; MACHADO, Laêda Bezerra. Representações sociais de consumo nas práticas escolares: uma análise dos sistemas de comunicação. Revista Eletrônica de Educação, [S.l.], v. 12, n. 3, p. 836–851, 2018. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2189. Acesso em: 6 dez. 2024.

PISANESCHI, Lucilene Schunck Costa. Indústria cultural e reificação: a subjetividade infantil em foco. EccoS – Revista Científica, [S.l.], n. 60, p. e13627, 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13627. Acesso em: 5 dez. 2024.

PORTELLA, Eduardo. Até onde a crônica é literatura. Revista Brasileira, Rio de Janeiro, n. 78, p. 107-110, 2013. Disponível em: https://www.academia.org.br/abl/media/REVISTA%20BRASILEIRA%2078%20-%20A%20CRONICA%20E%20A%20CIDADE.pdf. Acesso em: 6 fev. 2025.

RAMOS, José Mario Ortiz; BUENO, Maria Lucia. Cultura audiovisual e arte contemporânea. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 88-93, jul./set. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/dCbz7fBDzKngHpmMHwjNT5f/?format=html. Acesso em: 6 fev. 2025.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT, Cornelia. Etnografia: saberes e práticas. Iluminuras, Porto Alegre, v. 9, n. 31, mar. 2008.

RODRIGUES, Elisabete Alfeld. Roteiro: o projeto narrativo audiovisual. Revista Mediação, Belo Horizonte, v. 7, n. 6, p. 1-10, jan./jun. 2008. Disponível em: https://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/260. Acesso em: 30 jan. 2025.

SANTOS, Adriana Barbosa. Publicação de videoartigos como estratégia para impulsionar o consumo de Ciência. Transinformação, [S.l.], v. 34, 2023. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/7385. Acesso em: 30 jan. 2025.

SANTOS, Vitória Brito. Condição de ser gente: entre a mídia, a construção das identidades infantis, os direitos humanos e o (não)olhar docente. 2022. Tese (Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social) – Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2022.

SARLO, Beatriz. Cenas da Vida Pós-Moderna: Intelectuais, Arte e Videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

SILVA, Hélio R. S. A Situação Etnográfica: andar e ver. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 15, n. 32, p. 172-188, 2009.

SILVA, Marcelo João A. da; ALVES, Maria da Conceição A.; COSTA, Ivoneide de França. Imagem: Uma Abordagem Histórica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA GRÁFICA NAS ARTES E NO DESENHO – GRAPHICA, 2007, Curitiba. Desafio da era digital: ensino e tecnologia. Curitiba: Departamento de Desenho UFPR, 2007. p. 1-6.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.

STEINBERG, Shirleiy R.; KINCHELOE, Joe L. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

Downloads

Publicado

2025-04-26

Como Citar

BRUM, A.; PATRÍCIA SCHMIDT, S. Infância, Mídia e Consumo: uma crônica audiovisual a partir de experiência fotoetnográfica no território escolar. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 26, n. 70/2, p. 139–170, 2025. DOI: 10.22456/1984-1191.145693. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/145693. Acesso em: 23 jun. 2025.