Infância, Mídia e Consumo
uma crônica audiovisual a partir de experiência fotoetnográfica no território escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.145693Palavras-chave:
Infância, Mídia, Consumo, Educação, FotoetnografiaResumo
Este estudo investiga as influências da mídia e do consumo no cotidiano escolar e na construção da identidade infantil, adotando a fotoetnografia como metodologia central. Realizado em uma escola pública no interior do Brasil, analisa registros visuais do ambiente escolar e promove diálogos com estudantes para compreender como marcas, produtos e discursos midiáticos permeiam a experiência educacional. Além disso, refletimos sobre os desafios e possibilidades do uso das imagens em pesquisas sociais, com ênfase na fotografia. Para isso, recorremos a autores como Mauad (1996), Achutti (1997), Martins (2014) e Rocha e Eckert (2008), explorando a fotografia como ferramenta analítica e narrativa. Apresentamos, ainda, um direcionamento teórico-prático para a construção de uma crônica audiovisual, destacando seu potencial metodológico e comunicacional. O estudo conclui que a escola não é um espaço neutro, mas um território em que a lógica do consumo e as interpelações midiáticas se entrelaçam às práticas pedagógicas, influenciando os modos de ser das crianças contemporâneas.
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