Olhares Etnográficos em Movimento:
A Antropologia Audiovisual em Tempos Pós-Modernos – do Analógico ao Digital
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.145669Palavras-chave:
Antropologia Audiovisual, Etnofotografia Visual., Tempos Pós-Modernos., Representação Cultural., tecnologias digitaisResumo
Este artigo aborda a relação entre os meios audiovisuais e a produção do conhecimento etnofotográfico como instrumento da antropologia audiovisual através da trajetória da imagem, que sai do suporte analógico para o digital. Temática essa abordada por diversos antropólogos, tais como Mead e Bateson (1962), Rouch (2003), Pink (2007) e Costa (2018) que usaram desse instrumento na produção do conhecimento. Portanto para analisar como se deu essa transição da antropologia audiovisual e sua relevância metodológica considerando as implicações éticas e epistemológicas, foi necessário fazer uma abordagem teórica-qualitativa fundamentada em revisão bibliográfica. Transição essa, desafiando a abordagem tradicional da antropologia, influenciou significativamente nas novas formas dos antropólogos documentarem e construírem
seus registros das narrativas audiovisuais agora com um maior protagonismo das comunidades pesquisadas. Por fim, em tempos pós-modernos as ferramentas audiovisuais ampliam suas possibilidades metodológicas na etnografia visual, saindo do domínio dos antropólogos, possibilitando pessoas, culturas e sociedades documentarem suas histórias de uma forma audiovisual.
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