Batuque de Nelson:

a arte como território de reconfiguração do tecido social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.145227

Palavras-chave:

arte, resistência, dignidade, batuque de Nelson, tecido social

Resumo

As músicas de Nelson Silva podem ser amplamente compreendidas e analisadas na perspectiva da visualidade, do imaginário, da cosmovisão e da experiência coletiva, visto que trazem persi uma sinestesia de terreiro. As imagens afetivas do Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva revelam o espírito comunitário de um grupo afromineiro que mantém por mais de 60 anos a tradição cultural proposta por seu intelectual feiticeiro, tornando-os artistas com suas vozes, cantos e encantos. Assim, o documentário Batuque:(en)cantos de luta e sua equipe em campo tornam-se mais um elemento agregador e participativo de uma rede de encontros para contar as histórias das músicas do batuque. Ademais, a experiência onírica de um quilombo cultural urbano grafado no conjunto de imagens-memórias e suas narrativas orais e visuais registradas em audiovisual e fotografia, expressam e reiteram a resistência de um patrimônio imaterial em constante luta pela reconfiguração simbólica da tessitura social juizforana.

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Biografia do Autor

Antônio Carlos , Universidade Federal de Juiz de Fora

Historiador, pesquisador e poeta. 

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Referencial filmográfico

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Landim, Guilherme (Direção). Batuque: (en)cantos de luta. Produção de Coletivo Turvo. 47min. Juiz de Fora, 2025.

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Publicado

2025-04-26

Como Citar

REZENDE LANDIM, G.; LEMOS FERREIRA, A. C.; MIGUEL NUNES DE MIRANDA ROSSI, V. Batuque de Nelson: : a arte como território de reconfiguração do tecido social . ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 26, n. 70/2, p. 79–111, 2025. DOI: 10.22456/1984-1191.145227. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/145227. Acesso em: 23 jun. 2025.