Batuque de Nelson:
a arte como território de reconfiguração do tecido social
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.145227Palavras-chave:
arte, resistência, dignidade, batuque de Nelson, tecido socialResumo
As músicas de Nelson Silva podem ser amplamente compreendidas e analisadas na perspectiva da visualidade, do imaginário, da cosmovisão e da experiência coletiva, visto que trazem persi uma sinestesia de terreiro. As imagens afetivas do Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva revelam o espírito comunitário de um grupo afromineiro que mantém por mais de 60 anos a tradição cultural proposta por seu intelectual feiticeiro, tornando-os artistas com suas vozes, cantos e encantos. Assim, o documentário Batuque:(en)cantos de luta e sua equipe em campo tornam-se mais um elemento agregador e participativo de uma rede de encontros para contar as histórias das músicas do batuque. Ademais, a experiência onírica de um quilombo cultural urbano grafado no conjunto de imagens-memórias e suas narrativas orais e visuais registradas em audiovisual e fotografia, expressam e reiteram a resistência de um patrimônio imaterial em constante luta pela reconfiguração simbólica da tessitura social juizforana.
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Referencial filmográfico
Landim, Guilherme (Direção). Batuque: (en)cantos de luta. Produção de Coletivo Turvo. 15min. Juiz de Fora, 2024.
Landim, Guilherme (Direção). Batuque: (en)cantos de luta. Produção de Coletivo Turvo. 47min. Juiz de Fora, 2025.
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