A potência da futilidade em Legalmente Loira

experiência audiovisual e antropológica na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.145115

Palavras-chave:

Antropologia Visual, Educação, Análise Fílmica, Projeto Didático, Legalmente Loira

Resumo

Este artigo narra e problematiza uma experiência docente sobre a temática da Antropologia Visual tendo a análise fílmica como recurso didático em aulas de Sociologia do Ensino Médio. A utilização do filme Legalmente Loira (2001) em um Projeto Didático incita um debate sobre o emprego de filmes mainstream como importante recurso pedagógico. A experiência relatada e problematizada teoricamente, com base em notas de um caderno de campo, permite afirmar que o uso de filmes estimula e fortalece o debate sobre teorias socioantropológicas em sala de aula.
Percebeu-se que a análise fílmica mobilizou conceitos como ironia, estupidez, futilidade, identidade, diversidade e cultura para desmembrar a trama cinematográfica. A potência didática de filmes considerados fúteis ou sem conteúdo social relevante tornou-se visível na experiência problematizada. Nas obras mais inesperadas, existe uma potência socioantropológica para a articulação de conceitos, o que pode favorecer o ensino de Sociologia por meio da Antropologia

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Biografia do Autor

Gabriel Cortezi Schefer Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS). Graduado em Ciências Sociais pela UFRGS. Pesquisador vinculado ao: Grupo de Estudos em Educação e Transgressão (FACED/UFRGS), Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL/UFRGS) e Arte, Política e Experimentação Etnográfica (PPGAS/UFRGS). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8225-8168. E-mail: gcortezisc@gmail.com.

Luciane Uberti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Líder do Grupo de Estudos em Educação e Transgressão (GEETRANS, FACED/UFRGS/CNPq). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8262-1481. E-mail: lucianeubertiufrgs@gmail.com.

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Publicado

2025-04-26

Como Citar

CORTEZI SCHEFER CARDOSO, G.; UBERTI, L. A potência da futilidade em Legalmente Loira: experiência audiovisual e antropológica na Educação Básica. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 26, n. 70/2, p. 171–201, 2025. DOI: 10.22456/1984-1191.145115. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/145115. Acesso em: 23 jun. 2025.