A potência da futilidade em Legalmente Loira
experiência audiovisual e antropológica na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.145115Palavras-chave:
Antropologia Visual, Educação, Análise Fílmica, Projeto Didático, Legalmente LoiraResumo
Este artigo narra e problematiza uma experiência docente sobre a temática da Antropologia Visual tendo a análise fílmica como recurso didático em aulas de Sociologia do Ensino Médio. A utilização do filme Legalmente Loira (2001) em um Projeto Didático incita um debate sobre o emprego de filmes mainstream como importante recurso pedagógico. A experiência relatada e problematizada teoricamente, com base em notas de um caderno de campo, permite afirmar que o uso de filmes estimula e fortalece o debate sobre teorias socioantropológicas em sala de aula.
Percebeu-se que a análise fílmica mobilizou conceitos como ironia, estupidez, futilidade, identidade, diversidade e cultura para desmembrar a trama cinematográfica. A potência didática de filmes considerados fúteis ou sem conteúdo social relevante tornou-se visível na experiência problematizada. Nas obras mais inesperadas, existe uma potência socioantropológica para a articulação de conceitos, o que pode favorecer o ensino de Sociologia por meio da Antropologia
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