Entre imagens e entes

fotografia, memória e agência junto aos vaqueiros de gibão

Autores

Palavras-chave:

Fotografía, Antropologia, Memória, Agência, Arte

Resumo

Este artigo investiga as relações entre imagem, memória e agência a partir da experiência etnográfica com os vaqueiros de gibão, um vaqueiro específico no Seridó do Rio Grande do Norte. Com base na ação expositiva NOSSOS ENTES (2019), discutimos como a fotografia ultrapassa sua materialidade para se tornar um ente, mobilizando afetos e redes sociais. A abordagem teórica dialoga com Alfred Gell, Els Lagrou e Howard Morphy, especialmente no que tange à estética transcultural e à agência da imagem. A metodologia inclui pesquisa de campo de longa duração e devolutivas fotográficas, explorando as interações entre os vaqueiros e os Guardiões das Imagens, participantes urbanos que acolheram os retratos em lambe-lambes. Os resultados indicam que as imagens não apenas documentam, mas instauram relações e transformam significados. Concluímos que a fotografia, ao circular entre territórios, adquire status de presença viva, configurando um campo fértil para reflexões sobre arte e antropologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE JR., D. M. de. A Invenção do nordeste e outras artes. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BECKER, H. S. Photography and Sociology. Studies in Visual Communication, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 3–26, 1974. Disponível em: https://repository.upenn.edu/svc/vol1/iss1/3.

BRUNO, F.; GUARÍN MARTINEZ, Óscar. Apresentação. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 21, n. 53, 2020. DOI: 10.22456/1984-1191.106358. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/106358. Acesso em: 11 fev. 2025.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas, ou, O gaio saber inquieto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

DO IMAGINÁRIO AO RIO GRANDES. Brasil: YouTube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=863oi2xJxm4. Acesso em: 14 set. 2021.

GELL, A. A rede de Vogel: armadilhas como obras de arte e obras de arte como armadilhas. Arte e Ensaios , [s. l.], p. 175–191, 2001. Disponível em: https://atrevidas.milharal.org/files/2019/09/GELL-Alfred.-A-rede-de-Vogel.-Armadilhas-como-obras-de-arte.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.

GELL, A. Arte e agência: uma teoria antropológica . São Paulo: Ubu Editora, 2018.

LAGROU, E. A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Kaxinawa, Acre). Rio de Janeiro: Topbooks Editora, 2007. Disponível em: www.topbooks.com.br.

MAGNANI, J. G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [s. l.], v. 17, n. 49, p. 11–29, 2002.

MAUSS, M. Ensaio sobre a dádiva. Formas e razão de trocas nas sociedades arcaicas. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2013. v. Portátil 25

MORPHY, H. et al. A estética é uma categoria transcultural. Ayé: Revista de Antropologia , [s. l.], v. Edição Especial, n. Traduções, p. 51–91, 2020. Disponível em: https://revistas.unilab.edu.br/index.php/Antropologia/article/view/506/294. Acesso em: 20 set. 2021.

NOSSOS ENTES. Brasil: YouTube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WQkpHencNv0. Acesso em: 14 set. 2021.

PINHEIRO, P. B. A fotografia e o vaqueiro de gibão: a imagem criando sentidos na pesquisa de campo. 2023. 1–190 f. Dissertação - UFRN, Natal, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54666. Acesso em: 31 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2025-04-25

Como Citar

LEONARDO DE LIMA PEREIRA, A.; B. PINHEIRO, P. Entre imagens e entes: fotografia, memória e agência junto aos vaqueiros de gibão. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 26, n. 70/1, p. 13–31, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/140444. Acesso em: 26 abr. 2025.