A revista O Cruzeiro e a visualidade das favelas nas fotografias de Jean Manzon (1943-1949)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.137477Palavras-chave:
Fotojornalismo, Favelas cariocas, Jean Manzon, O CruzeiroResumo
O artigo analisa a imagem das favelas no trabalho do fotógrafo Jean Manzon, a partir da revista O Cruzeiro. Na primeira metade do século XX, as favelas constituíram-se como alteridade radical na imaginação da cidade do Rio de Janeiro e dos projetos de modernização do espaço urbano. Aqui, explora-se como a revista ilustrada dos Diários Associados participou dessa construção e a maneira como fotógrafo francês, durante o Estado Novo (1937-1945), elaborou uma visualidade balizada pelo modernismo que identificava a favela com o samba e a mestiçagem durante o Estado Novo (1937-1945) e, posteriormente, pela mobilização anticomunista que unia liberais e católicos na redemocratização. A pesquisa foi realizada no acervo da revista O Cruzeiro sob guarda na Biblioteca Nacional e também consultou a Biblioteca Fotográfica do Instituto Moreira Sales.
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