Entre paredes: o refúgio feminino na casa poética de Fernanda Laguna
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.137464Palavras-chave:
Poesia argentina contemporânea., Fernanda Laguna., Presença da casa., Crítica literária feminista.Resumo
A casa foi considerada, durante muito tempo, conforme também afirmou Gastón Bachelard, como um ninho, isto é, o nosso primeiro lugar no mundo, e, consequentemente, como um lugar de segurança. Entretanto, o que observamos na América Latina, por exemplo, é o inverso. Vivemos em um dos lugares em que mais se mata mulheres fora das zonas de guerra. Além disso, os corpos de mulheres são violados e violentados, comumente, por pessoas próximas e que, muitas das vezes, vivem sob o mesmo teto que elas. Afinal, a casa seria segura para quem? Dessa forma, esse trabalho busca a análise do poema-livro La ama de casa, da argentina Fernanda Laguna. Em seu poema, a casa assume uma postura personificada e a dona de casa percebe que, na realidade, não é sua dona, mas sim uma escrava. Assim, a poeta usa recursos estilísticos para refutar a ideia da casa como lugar do feminino, da mulher e, principalmente, como lugar de resguardo e proteção.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gastón. A poética do espaço. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 181-354.
BRASIL. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Participação no mercado de trabalho e violência doméstica contra as mulheres no Brasil. Brasília: Rio de Janeiro: Ipea, 2019.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
DAMATTA, Roberto. A casa e a rua. São Paulo: Brasiliense, 1985.
LAGUNA, Fernanda. La ama de casa. ENRIQUEZ, Julia; HENDERSON, Daiana; ORGE, Bernardo (Orgs.). 53/70 Poesía Argentina del Siglo XXI. Editorial Municipal de Rosario; Espacio Santafesino; Centro Cultural Parque de España AECID, 2015.
______. La ama de casa. Buenos Aires: Belleza y Felicidad, 1999.
NOVELLI, Julieta; RASIC, María Eugenia Rasic. El Peso de las Monedas en la Poesía de Fernanda Laguna y Arturo Carrera. In: Dossiê: Mapas da poesia hispânica, n. 21, São Paulo, 2021.
PIZARRO, Ana. “La casa y la calle: mujer y cultura en América Latina. In: ORTEGA, Eliana (Ed.). Más allá de la ciudad letrada: escritoras de nuestra América. Santiago: Isis Internacional 2001. p. 144 154.
WOORTMANN, Klaas. Casa e família operária. In: Anuário Antropológico, v. 5, n. 1, 2018 (1981). p. 119-150.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.