Transitar entre mundos ao caminhar e fotografar: Notas de percursos no mercado central de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.136826Keywords:
Caminhar, Fotografia, Mercado Central, Belo Horizonte, Sílvia Rivera-CusicanquiAbstract
Um dos ícones urbanos da cidade planejada de Belo Horizonte, o Mercado Central é um espaço transitório marcado pelo enredamento de distintos mundos que o habitam e que nele coexistem. Em modos desarmônicos e, por vezes, conflitivos, os mundos entramados no Mercado são sensíveis a quem nele se enreda e a quem confronta imagens e produz imaginários sobre/com o espaço. Neste rumo, este trabalho é uma experimentação teórico-metodológica a partir do diálogo com a pensadora Sílvia Rivera-Cusicanqui ao realizar atos de caminhar e fotografar como práticas epistêmicas para transitar entre mundos.
Downloads
References
JÁCOME, Phellipy; KABALIN, Julieta; LEAL, Bruno. Olhares intrusos: reflexões e
miradas sobre um mundo ch’ixi. MATRIZes, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 299-314, 2021.
LEAL, Bruno; SALES, Poliana; MACÊDO, Daniel. A pesquisa como deambulação: implicações epistêmicas e metodológicas. LEITE, Amanda; LEAL, Bruno; GHIZONI, Liliam; DARWICH, Rosângela. Inspirações metodológicas em contextos amazônicos. Belo Horizonte, Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2022.
MACÊDO, Daniel. Sociologias das imagens em perspectivas: miradas epistêmicas a partir das contribuições de Sílvia Rivera-Cusicanqui e de José de Souza Martins. Lumina, Juiz de Fora, v. 17, n. 3, 2023b.
RIVERA-CUSICANQUI, Sílvia. Ch’ixinakah utxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires, Tinta Limón, 2010.
________. Sociología de la imagen: miradas ch'ixi desde la historia andina. Buenos Aires, Tinta Limón, 2015.
________. Un mundo ch’ixi es posible: ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires, Tinta Limón, 2018.
TAYLOR, Diana. ¡Presente! The politics of presence. Durham: Duke University Press, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 ILUMINURAS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.