Poéticas Acessíveis: uma experiência de Ensino de Teatro no Centro de Ensino Especial Dom Bosco
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.134896Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Poéticas Acessíveis, Acessibilidade, Artes CênicasResumo
Este texto visa apresentar, através de um relato de experiência, as práticas de Ensino de Teatro desenvolvidas no Centro de Ensino Especial Dom Bosco com alunos com deficiência, em Rio Branco, Acre. A experiência é resultado da disciplina Estágio e Acompanhamento em Teatro I, presente no Curso de Teatro, da Universidade Federal do Acre. Assim, a escrita propõe destacar a importância de se discutir sobre Poéticas Acessíveis, a fim de garantir o acesso da pessoa com deficiência nas práticas teatrais, bem como descrever acerca das etapas que circundam este trabalho, sendo elas, 1- a escrita pela perspectiva das Observações sobre as práticas teatrais no Centro de Ensino Especial Dom Bosco; 2- o impacto do III Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: práticas e desaprendizagens e sua importância no processo de ensino e aprendizagem; 3- As Regências: Poéticas Acessíveis nas práticas teatrais. Portanto, propõe-se com este artigo, reafirmar a importância e a necessidade de mais formação na área das Artes Cênicas e Educação Inclusiva, com a finalidade de que os futuros profissionais da área de Teatro, ao acessarem o mercado de trabalho, tenham vivenciado oportunidades de experiências no contexto da Educação Especial/Inclusiva durante o processo de formação.
Downloads
Referências
ALVES, Jeferson Fernandes; FERREIRA DA SILVA, Carlos Alberto; BERSELLI, Marcia (Org.). Artes cênicas e acessibilidade cultural contextos de desaprendizagens. 1. ed. Natal: SEDIS-UFRN, 2022.
BARON, Ivan. Guia anticapacitista. E-book, 2023.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 10º. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
BOAL, Augusto. Estética do Oprimido. Rio de Janeiro, Fundação Nacional de Artes, 2009.
CENTRO DE ENSINO ESPECIAL DOM BOSCO. Projeto Político Pedagógico. Rio Branco, 2022.
FERNANDES, Ciane. Prefácio - Os (in)visíveis: isto não é um prefácio ou eu não nasci para ser “normal”. In: Artes cênicas e acessibilidade cultural contextos de desaprendizagens. Natal SEDIS-UFRN, 2022.
FERREIRA DA SILVA, Carlos Alberto. Práticas Lúdicas e Pedagógicas: uma abordagem teatral na formação de discentes no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia. REV. TRIANGULO, v. 14, p. 1-21, 2021.
FERREIRA DA SILVA, Carlos Alberto; SILVA Antonia Paula Oliveira da; JESUS, Jamile da Cruz e. O processo criativo de Os dois turrões e Romeu e Julietas com pessoas com deficiência no estado da Bahia: a materialidade e a acessibilidade cultural como abordagem para Abraçar a mudança. In.: Artes cênicas e acessibilidade cultural contextos de desaprendizagens. Natal SEDIS-UFRN, 2022.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Lucena Socorro. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
TEIXEIRA, Jessica. A percepção de si como um ato de criação e acesso. In.: Artes cênicas e acessibilidade cultural contextos de desaprendizagens. Natal SEDIS-UFRN, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.