Poéticas Acessíveis: uma experiência de Ensino de Teatro no Centro de Ensino Especial Dom Bosco

Autores

  • Carlos Alberto Ferreira da Silva Universidade Federal do Acre
  • Valdelei Oliveira da Silva Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.134896

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Poéticas Acessíveis, Acessibilidade, Artes Cênicas

Resumo

Este texto visa apresentar, através de um relato de experiência, as práticas de Ensino de Teatro desenvolvidas no Centro de Ensino Especial Dom Bosco com alunos com deficiência, em Rio Branco, Acre. A experiência é resultado da disciplina Estágio e Acompanhamento em Teatro I, presente no Curso de Teatro, da Universidade Federal do Acre. Assim, a escrita propõe destacar a importância de se discutir sobre Poéticas Acessíveis, a fim de garantir o acesso da pessoa com deficiência nas práticas teatrais, bem como descrever acerca das etapas que circundam este trabalho, sendo elas, 1- a escrita pela perspectiva das Observações sobre as práticas teatrais no Centro de Ensino Especial Dom Bosco; 2- o impacto do III Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: práticas e desaprendizagens e sua importância no processo de ensino e aprendizagem; 3- As Regências: Poéticas Acessíveis nas práticas teatrais. Portanto, propõe-se com este artigo, reafirmar a importância e a necessidade de mais formação na área das Artes Cênicas e Educação Inclusiva, com a finalidade de que os futuros profissionais da área de Teatro, ao acessarem o mercado de trabalho, tenham vivenciado oportunidades de experiências no contexto da Educação Especial/Inclusiva durante o processo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ferreira da Silva, Universidade Federal do Acre

Encenador, performer, ator, produtor teatral e Educador do curso de Artes Cênicas e ABI - Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre. Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, com Doutorado Sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle Paris 3. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. 

Valdelei Oliveira da Silva, Universidade Federal do Acre

Graduando do curso Área Básica de Integração - Teatro em Licenciatura, da Universidade Federal do Acre. Atualmente, realiza pesquisas voltadas para a área da Educação Inclusiva e Artes Cênicas; integra o Grupo Gestos da Floresta.

Referências

ALVES, Jeferson Fernandes; FERREIRA DA SILVA, Carlos Alberto; BERSELLI, Marcia (Org.). Artes cênicas e acessibilidade cultural contextos de desaprendizagens. 1. ed. Natal: SEDIS-UFRN, 2022.

BARON, Ivan. Guia anticapacitista. E-book, 2023.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 10º. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

BOAL, Augusto. Estética do Oprimido. Rio de Janeiro, Fundação Nacional de Artes, 2009.

CENTRO DE ENSINO ESPECIAL DOM BOSCO. Projeto Político Pedagógico. Rio Branco, 2022.

FERNANDES, Ciane. Prefácio - Os (in)visíveis: isto não é um prefácio ou eu não nasci para ser “normal”. In: Artes cênicas e acessibilidade cultural contextos de desaprendizagens. Natal SEDIS-UFRN, 2022.

FERREIRA DA SILVA, Carlos Alberto. Práticas Lúdicas e Pedagógicas: uma abordagem teatral na formação de discentes no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia. REV. TRIANGULO, v. 14, p. 1-21, 2021.

FERREIRA DA SILVA, Carlos Alberto; SILVA Antonia Paula Oliveira da; JESUS, Jamile da Cruz e. O processo criativo de Os dois turrões e Romeu e Julietas com pessoas com deficiência no estado da Bahia: a materialidade e a acessibilidade cultural como abordagem para Abraçar a mudança. In.: Artes cênicas e acessibilidade cultural contextos de desaprendizagens. Natal SEDIS-UFRN, 2022.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Lucena Socorro. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

TEIXEIRA, Jessica. A percepção de si como um ato de criação e acesso. In.: Artes cênicas e acessibilidade cultural contextos de desaprendizagens. Natal SEDIS-UFRN, 2022.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, C. A.; SILVA, V. O. da. Poéticas Acessíveis: uma experiência de Ensino de Teatro no Centro de Ensino Especial Dom Bosco. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 24, n. 66, 2024. DOI: 10.22456/1984-1191.134896. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/134896. Acesso em: 12 abr. 2024.