Patrimônio Artístico e Cultural no Museu Nacional de Belas Artes: Reflexões sobre as Representações do Negro no Acervo Expográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.119685

Palavras-chave:

Museu Nacional de Belas Artes, Patrimônio, Artes Visuais, Negritude

Resumo

O presente artigo propõe uma problematização sobre o lugar da arte popular e da arte não europeia em museus de arte no Brasil, focalizando a discussão no Museu Nacional de Belas Artes, cujo processo de aquisição das coleções de arte popular e africana ocorreu a partir da década de 1960 e em duas exposições que ocorreram nos cem e cento e trinta anos da abolição da escravatura, respectivamente. Procura-se compreender ainda as imagens sobre o negro veiculadas no acervo do MNBA e como estas imagens estão ligadas a determinados noções e valores que determinam quais sujeitos são produtores e quais são objetos da arte. Analise-se ainda a hierarquização entre arte erudita e arte popular e o lugar ocupado pelo negro sobretudo na arte popular. Do ponto de vista metodológico a pesquisa tem caráter qualitativo, com ênfase em coleta bibliográfica e documental do acervo do MNBA.


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Biografia do Autor

Danielle Maia Cruz, UNIFOR/UFC

Mestra e doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva da Universidade de Fortaleza. Membro da Associação Brasileira de Antropologia.

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nov. 2019.

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

CRUZ, D. M.; TELES DA SILVA, A. . Patrimônio Artístico e Cultural no Museu Nacional de Belas Artes: Reflexões sobre as Representações do Negro no Acervo Expográfico. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 23, n. 60, 2022. DOI: 10.22456/1984-1191.119685. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/119685. Acesso em: 16 abr. 2024.