Cultura do trânsito em Porto Alegre: etnografia da Companhia Carris Porto-Alegrense nas narrativas de seus trabalhadores e habitantes da cidade
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.11832Palavras-chave:
Cultura do trânsito, memória coletiva, Companhia Carris, trabalhadores urbanos, trajetórias sociaisResumo
Este artigo trata da cultura do trânsito a partir de uma etnografia desenvolvido junto aos trabalhadores da Companhia Carris Porto-Alegrense (CARRIS). A partir de suas narrativas, reconstrói-se suas trajetórias relacionadas a sua inserção na empresa e sua relação com a cidade mediada pela perspectiva do seu cotidiano de deslocamento e de trânsito. Desvenda-se experiências geracionais em que funcionários entrevistados se reconhecem suas trajetórias singulares na pluralidade e diversidade histórica e patrimonial da Companhia e da cidade. Analisa-se privilegiadamente o projeto Memória da Carris em que um narrador privilegiado é guardião e personagem. A pesquisa desenvolve uma reflexão sobre a memória e a duração construindo narrativas de imagens produzidas no processo da pesquisa e estudadas no acervo do Banco de Imagens e Efeitos Visuais (PPGAS, UFRGS).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.