Insuflação de gás traqueal como recurso terapêutico em ventilação mecânica invasiva: Revisão sistemática
Palavras-chave:
Lesão pulmonar, hipercapnia, fisioterapiaResumo
Na unidade de terapia intensiva, pacientes que apresentam um grave comprometimento pulmonar, com alterações nos valores fisiológicos de complacência pulmonar, acabam desenvolvendo uma limitação relacionada a volumes pulmonares. Um dos problemas resultantes é a hipercapnia. Para ajudar a reduzir essas alterações, pode-se usar técnicas como a insuflação de gás traqueal (TGI), que atua minimizando o estresse pulmonar, melhorando as trocas gasosas e reduzindo o volume minuto ventilatório e a pressão. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar e descrever o uso de TGI e a sua eficácia na redução da hipercapnia e nos parâmetros da ventilação mecânica invasiva de pacientes críticos. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com busca nas bases de dados do SciELO, LILACS, PubMed e MEDLINE, com publicações de 2005 a 2016. Foram identificados um total de 1.437 artigos. Os critérios de elegibilidade foram a utilização do método de TGI isolado ou combinado a outros recursos e a inclusão de desfechos da sua efetividade em amostras experimentais ou humanas que mostravam lesão pulmonar e/ou outras alterações pulmonares, entre elas a hipercapnia. Após a leitura e análise criteriosa dos artigos, 10 estudos foram incluídos nesta revisão. Eles abordavam a eficácia dos métodos de TGI na redução dos níveis de CO2 e as condições para a diminuição dos parâmetros da ventilação mecânica e melhora da mecânica ventilatória. Os estudos incluídos na presente revisão sugerem que a TGI pode ser uma técnica eficaz quando realizada em complicações pulmonares nos pacientes hipercápnicos com lesão pulmonar. Entretanto, são estudos distintos e controversos, o que compromete a análise dos resultados obtidos para total eficácia do recurso terapêutico.
Palavras-chave: Lesão pulmonar; hipercapnia; fisioterapia
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).