Insuflação de gás traqueal como recurso terapêutico em ventilação mecânica invasiva: Revisão sistemática

Autores

  • Renata Monteiro Weigert Hospital Tacchini
  • Maira Tonieto Programa de Pós-graduação em Terapia Intensiva, Faculdade Inspirar Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Priscila Rama Hospital Pompéia. Caxias do Sul, RS, Brasil.
  • Ivens Willians Silva Giacomassi Hospital Universitário, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil.
  • Luiz Alberto Forgiarini Junior Curso de Fisioterapia, Programa de Pós-graduação em Reabilitação e Inclusão, Centro Universitário Metodista (IPA). Porto Alegre, RS, Brasil. Curso de Fisioterapia, Programa de Pós-graduação em Biociências e Reabilitação, Centro Universitário Metodista (IPA). Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Lesão pulmonar, hipercapnia, fisioterapia

Resumo

Na unidade de terapia intensiva, pacientes que apresentam um grave comprometimento pulmonar, com alterações nos valores fisiológicos de complacência pulmonar, acabam desenvolvendo uma limitação relacionada a volumes pulmonares. Um dos problemas resultantes é a hipercapnia. Para ajudar a reduzir essas alterações, pode-se usar técnicas como a insuflação de gás traqueal (TGI), que atua minimizando o estresse pulmonar, melhorando as trocas gasosas e reduzindo o volume minuto ventilatório e a pressão. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar e descrever o uso de TGI e a sua eficácia na redução da hipercapnia e nos parâmetros da ventilação mecânica invasiva de pacientes críticos. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com busca nas bases de dados do SciELO, LILACS, PubMed e MEDLINE, com publicações de 2005 a 2016. Foram identificados um total de 1.437 artigos. Os critérios de elegibilidade foram a utilização do método de TGI isolado ou combinado a outros recursos e a inclusão de desfechos da sua efetividade em amostras experimentais ou humanas que mostravam lesão pulmonar e/ou outras alterações pulmonares, entre elas a hipercapnia. Após a leitura e análise criteriosa dos artigos, 10 estudos foram incluídos nesta revisão. Eles abordavam a eficácia dos métodos de TGI na redução dos níveis de CO2 e as condições para a diminuição dos parâmetros da ventilação mecânica e melhora da mecânica ventilatória. Os estudos incluídos na presente revisão sugerem que a TGI pode ser uma técnica eficaz quando realizada em complicações pulmonares nos pacientes hipercápnicos com lesão pulmonar. Entretanto, são estudos distintos e controversos, o que compromete a análise dos resultados obtidos para total eficácia do recurso terapêutico.

 Palavras-chave: Lesão pulmonar; hipercapnia; fisioterapia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-07-2018

Como Citar

1.
Weigert RM, Tonieto M, Rama P, Giacomassi IWS, Forgiarini Junior LA. Insuflação de gás traqueal como recurso terapêutico em ventilação mecânica invasiva: Revisão sistemática. Clin Biomed Res [Internet]. 19º de julho de 2018 [citado 30º de abril de 2025];38(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/80529

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)