Transjugular liver biopsy

experiencewith the trucut needle

Autores

  • Antonio C. Maciel
  • Edson Marchiori
  • Sérgio G. S. Barros
  • Carlos T. S. Cerski
  • Dorvaldo P. Tarasconi
  • Darcy O. Ilha

Palavras-chave:

Fígado, agulhas, biópsia por agulha, biópsia hepática transjugular

Resumo

OBJETIVOS: O estudo descreve o uso de biópsia hepática transjugular com a agulha trucut automatizada e salienta os benefícios deste procedimento em pacientes com cirrose e fibrose hepática.
MÉTODOS: Foi realizada punção da veia jugular interna direita ou esquerda. Através de fio guia e cateteres, uma agulha foi introduzida na veia hepática direita. As biópsias foram realizadas no lobo direito do fígado. Trinta e seis biópsias hepáticas transjugulares foram realizadas em 35 pacientes com diagnóstico clínico de hepatopatia; todos os pacientes apresentavam contra-indicação à biópsia hepática percutânea.
RESULTADOS: Das 36 biópsias hepáticas transjugulares, um paciente precisou repetir o procedimento porque a amostra inicial não permitiu um diagnóstico conclusivo. Em dois pacientes, não foi possível completar a biópsia devido à impossibilidade de passar  a agulha para a veia hepática direita e devido à ocorrência de extra-sístole; os procedimentos foram suspensos em ambos os casos. A biópsia foi efetuada com sucesso em 34 pacientes (94%), e um diagnóstico conclusivo foi obtido em 32 (89%). Não tivemos nenhuma complicação relevante.
CONCLUSÕES: A biópsia hepática transjugular permitiu o diagnóstico histopatológico em um grupo de pacientes que apresentava contra-indicação à biópsia hepática percutânea. Com a agulha trucut, foi possível obter amostras maiores, não fragmentadas, mesmo em pacientes com cirrose e fibrose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

1.
C. Maciel A, Marchiori E, G. S. Barros S, T. S. Cerski C, P. Tarasconi D, O. Ilha D. Transjugular liver biopsy: experiencewith the trucut needle. Clin Biomed Res [Internet]. 22º de julho de 2022 [citado 18º de abril de 2024];21(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/126031

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)