Utriculostomia
apresentação de uma nova técnica para tratamento cirúrgico da vertigem
DOI:
https://doi.org/10.22491/2357-9730.125216Palavras-chave:
Utrículo, vertigem, janela oval, otocirurgiaResumo
OBJETIVO: Apresentar uma nova técnica alternativa para o tratamento cirúrgico de vertigem causada pela Doença de Ménière, a utriculostomia, desenvolvida no HCPA.
MATERIAIS E MÉTODOS: A utriculostomia, que tem por base a obtenção de uma fístula permanente no labirinto membranoso, através da aplicação de calor localizado,
comunicando os espaços endo e perilinfático em nível do utrículo, foi testada em 12 ovelhas, utilizando um microcautério por radiofreqüência com tempo de exposição e temperatura programáveis.
RESULTADOS: Os resultados da utriculostomia foram verificados através da comparação de padrões histológicos de ossos temporais de animais normais e
operados. Ao buscarem identificar a presença de neomembrana ou descontinuidade do utrículo, os autores constataram a existência de neomembrana em 3 dos 5 animais operados, não havendo registro de nenhum caso de descontinuidade do utrículo.
CONCLUSÃO: Foi viável a realização da cirurgia conservadora e seletiva do utrículo por via da janela oval no vestíbulo em ovelhas. Ficou demonstrada, ainda, a viabilidade desta técnica cirúrgica mediante o uso do microcautério desenvolvido para este fim.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).