O Programa de Apoio Pedagógico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Authors

  • Sandra Mara Amazonas de Albuquerque Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul
  • Judis Blacher Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do sul
  • Jussara Pieruccini Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul

Keywords:

Fibrose cística, educação

Abstract

 

Dentre os vários desafios enfrentados por crianças e adolescentes portadores de Fibrose Cística está a redução dos prejuízos escolares durante o tratamento de saúde que exigem prolongados e/ou repetidos períodos hospitalização. Com o objetivo de garantir qualidade de vida ao paciente e fazer com que, mesmo dentro do hospital, a escola se faça presente, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, criou o Programa de Apoio Pedagógico através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação que está representada pela Escola Estadual Técnica em Saúde. Desta forma, todos os portadores de Fibrose Cística, em idade escolar, internados no Clínicas, recebem atendimento pedagógico sempre que necessitam hospitalização. Além da qualidade de vida, a postura do aluno tornou-se mais confiante quanto ao seu retorno ao ambiente escolar e social; o material pedagógico passou a fazer parte da bagagem da internação; a família está mais confiante e exigente na continuidade do trabalho; as escolas estão mais participativas no atendimento aos alunos hospitalizados e já é possível comprovar a importância e a necessidade da interação entre saúde e educação.

 

 

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Author Biographies

Sandra Mara Amazonas de Albuquerque, Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul

Professora de Séries Iniciais

Judis Blacher, Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do sul

Professora de Séries Iniciais

Jussara Pieruccini, Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul

Professora

Published

2011-07-29

How to Cite

1.
de Albuquerque SMA, Blacher J, Pieruccini J. O Programa de Apoio Pedagógico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Clin Biomed Res [Internet]. 2011 Jul. 29 [cited 2025 May 3];31(2). Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/21165