O Programa de Apoio Pedagógico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Keywords:
Fibrose cística, educaçãoAbstract
Dentre os vários desafios enfrentados por crianças e adolescentes portadores de Fibrose Cística está a redução dos prejuízos escolares durante o tratamento de saúde que exigem prolongados e/ou repetidos períodos hospitalização. Com o objetivo de garantir qualidade de vida ao paciente e fazer com que, mesmo dentro do hospital, a escola se faça presente, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, criou o Programa de Apoio Pedagógico através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação que está representada pela Escola Estadual Técnica em Saúde. Desta forma, todos os portadores de Fibrose Cística, em idade escolar, internados no Clínicas, recebem atendimento pedagógico sempre que necessitam hospitalização. Além da qualidade de vida, a postura do aluno tornou-se mais confiante quanto ao seu retorno ao ambiente escolar e social; o material pedagógico passou a fazer parte da bagagem da internação; a família está mais confiante e exigente na continuidade do trabalho; as escolas estão mais participativas no atendimento aos alunos hospitalizados e já é possível comprovar a importância e a necessidade da interação entre saúde e educação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).