Avaliação da Qualidade Higiênico-Sanitária do Leite Utilizado no Restaurante Escola da Universidade Federal de Pelotas

Autores

  • Daiane Pereira Souza Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Qualidade, Higiênico-Saniária, Leite

Resumo

Objetivos: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade higiênico-sanitária do leite cru (in natura) e após fervura, utilizado no Restaurante Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para o preparo de molhos e sobremesas (leite produzido pelo Colégio Agrícola Visconde da Graça (CAVG) no ano de 2008).

Métodos: As amostras foram coletadas em duplicata com frequência semanal, no período de julho a agosto de 2008, totalizando 14 amostras, através de utensílios previamente esterilizados. As análises microbiológicas realizadas foram contagens de bactérias mesófilas (UFC), contagem de coliformes termotolerantes (NMP-3 tubos), contagem de Estafilococos Coagulase Positiva (UFC) e pesquisa de Salmonella sp, de acordo com a metodologia descrita no Bacteriological Analytical Manual.

Resultados: A partir dos valores encontrados tanto para o leite cru, quanto para o leite após fervura, constatou-se que 100% das amostras analisadas se apresentaram em condições satisfatórias para o consumo.

Conclusões: Conclui-se que o leite fornecido pelo CAVG é obtido sob condições higiênico-sanitárias satisfatórias, possuindo baixa contagem de microorganismos e após passar por processo de pasteurização rápida apresenta-se em condições aceitáveis para o consumo humano.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Pereira Souza, Universidade Federal de Pelotas

Nutrição

Downloads

Publicado

2010-04-14

Como Citar

1.
Souza DP. Avaliação da Qualidade Higiênico-Sanitária do Leite Utilizado no Restaurante Escola da Universidade Federal de Pelotas. Clin Biomed Res [Internet]. 14º de abril de 2010 [citado 5º de fevereiro de 2023];30(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/8670

Edição

Seção

Artigos Originais