O Saber da Pessoa com Doença Crónica no Auto-Cuidado

Autores

  • Eulália Mota Novais ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE LISBOA
  • Ana Patrícia Conceição Hospital Garcia de Orta, Lisboa
  • João Domingos Hospital Garcia de Orta, Lisboa
  • Vera Duque Hospital Egas Moniz

Palavras-chave:

Pessoa com doença crónica, Saber, Cuidado de Enfermagem, Auto-Cuidado

Resumo

Introdução: A pessoa com doença crónica possui saberes e estratégias que a ajudam a (con)viver com a mesma,  influenciando assim a sua qualidade de vida. O presente estudo tem como objectivo compreender como é que a pessoa com doença crónica mobiliza saberes sobre a sua doença no auto-cuidado, durante a prestação de cuidados de enfermagem, com vista à melhoria da sua condição de saúde.

Métodos: Foi utilizada a abordagem qualitativa, mais especificamente o método fenomenológico. A colheita de dados foi efectuada através da observação participante e diários de campo. A análise dos dados foi realizada por intermédio da análise de conteúdo.

Resultados: A pessoa possui saberes sensíveis à sua doença crónica, os quais, advêm de diferentes fontes e são mobilizados quando a pessoa executa os auto-cuidados de forma independente, quando solicita assistência ao prestador de cuidados formal e/ou informal ou por outro lado não mobiliza saberes apesar de os deter. O uso dos saberes que a pessoa possui é influenciado pelo processo de adaptação à doença. Por outro lado, a não utilização dos saberes está relacionada com factores como sejam as limitações físicas, a necessidade de confrontar limites físicos e ainda o desejo de evitar participar no processo de cuidados.

Conclusões: Conhecer e valorizar os saberes da pessoa com doença crónica sabendo respeitá-los e mobilizando-os nos cuidados de enfermagem, contribui para uma prestação de cuidados de enfermagem de qualidade, e promovem o bem-estar e qualidade de vida da pessoa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eulália Mota Novais, ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE LISBOA

Licenciatura em Enfermagem em 1989;Curso de especialização em Enfermagem ao adulto e idoso em situação de doença crónica em 2000; mestrado em comunicação em saúde em 2003; doutoranda em Antropologia desde 2006; departamente de metodos e investigação em enfermagem:

Ana Patrícia Conceição, Hospital Garcia de Orta, Lisboa

Enfermeira

João Domingos, Hospital Garcia de Orta, Lisboa

Enfermeiro

Vera Duque, Hospital Egas Moniz

Enfermeira

Downloads

Publicado

2009-04-20

Como Citar

1.
Novais EM, Conceição AP, Domingos J, Duque V. O Saber da Pessoa com Doença Crónica no Auto-Cuidado. Clin Biomed Res [Internet]. 20º de abril de 2009 [citado 4º de dezembro de 2022];29(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/7376

Edição

Seção

Artigos Originais