Prevalência de Síndrome Metabólica em uma população de pacientes com excesso de peso (funcionários de um hospital de referência)
Palavras-chave:
Síndrome Metabólica, obesidade, sobrepeso.Resumo
Objetivo: Avaliar a prevalência da síndrome metabólica (SM) em uma população de pacientes com excesso de peso. Métodos: Estudo transversal realizado com 290 pacientes atendidos no ambulatório de medicina interna do Serviço de Medicina Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que consultaram por queixa de excesso de peso. Os critérios de inclusão foram idade acima de 18 anos, índice de massa corporal igual ou superior a 25 kg/m2 e ausência de diabetes melito. A SM foi definida segundo os critérios do National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III. Resultados: A prevalência geral da SM neste grupo de indivíduos foi de 20,0%. Quando avaliamos apenas os pacientes com obesidade, a prevalência foi de 24,6%. Conclusões: A prevalência da SM foi semelhante à da população em geral, mesmo no grupo de obesos – um grupo teoricamente com maior risco de desenvolvimento da síndrome.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-02-19
Como Citar
1.
Rodrigues T da C, Winter JJ, Trindade DM, Canani LHS. Prevalência de Síndrome Metabólica em uma população de pacientes com excesso de peso (funcionários de um hospital de referência). Clin Biomed Res [Internet]. 19º de fevereiro de 2008 [citado 2º de dezembro de 2023];27(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/2434
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).