Grupo de Orientações aos Familiares de Pacientes Adultos com Seqüelas Neurológicas: Ausência nas Reuniões

Autores

  • Débora Schroeter Hospital do Cancer de Barretos
  • Isabel Cristina Echer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ariane Graciotto Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Caren Jaqueline Gomes Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Palavras-chave:

Educação em saúde, Família, Enfermagem, Idoso, Seqüela neurológica

Resumo

As doenças neurológicas podem afetar as pessoas causando seqüelas que, muitas vezes, necessitam de cuidados especi-ais no domicílio. A família é parte desse processo de cuidado e, por isso, o Grupo de Orientações aos Familiares de Pacientes Adultos com Seqüelas Neurológicas promove orientações individualizadas aos familiares, visando ao seu cuidado. Com o objetivo de conhecer quais dificuldades levam os familiares desses pacientes a não comparecerem às reuniões de orientação, desenvolveu-se estudo qualitativo no qual foram entrevistados cinco familiares de pacientes internados e atendidos pelo grupo. A análise de conteúdo de suas falas revelou duas categorias: dificuldade em deixar o paciente sozinho e pouca disponibilidade para cuidar do paciente. Os resultados evidenciam a necessidade de desenvolver as ações do grupo prioritariamente à beira do leito, levando em consideração a não participação de familiares nas reuniões e a necessidade desses receberem orientações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Schroeter, Hospital do Cancer de Barretos

Ex-bolsista do Grupo de Orientações aos Familiares de Pacientes Adultos com Seqüelas Neurológicas (GPSEN). Enfermeira da Unidade de Internação Hematologia/ TMO do Hospital de Câncer de Barretos/ SP.

Isabel Cristina Echer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Assistência e Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da UFRGS. Doutora em Clínica Médica/ UFRGS.

Ariane Graciotto, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Enfermeira da Unidade de Internação 6º sul do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Membro do GPSEN.

Caren Jaqueline Gomes, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Enfermeira da Unidade de Internação 6º sul do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Membro do GPSEN.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Como Citar

1.
Schroeter D, Echer IC, Graciotto A, Gomes CJ. Grupo de Orientações aos Familiares de Pacientes Adultos com Seqüelas Neurológicas: Ausência nas Reuniões. Clin Biomed Res [Internet]. 30º de abril de 2008 [citado 25º de fevereiro de 2024];28(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/2062

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)