Cuidados paliativos: uma experiência
Palavras-chave:
Cuidados Paliativos, Doente Terminal, MorteResumo
Trata de um relato de experiência do Grupo de Estudo do Cuidado Paliativo, apresentando sua produção científica, bem como a organização de um núcleo para internação de pacientes que necessitam de cuidados paliativos, junto a uma unidade de internação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Discorre sobre o cuidado paliativo, um termo adotado na modernidade para os cuidados necessários em fim de vida que propõe aumentar a qualidade de vida de pacientes e suas famílias tratando a dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais que acometem estas pessoas. Apresenta a emergência desta disciplina e comenta os diferentes modos de abordar a questão da morte e do morrer, tanto na modernidade como na contemporaneidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-10-2007
Como Citar
1.
Kruse MHL, Vieira RW, Ambrosini L, Niemeyer F, Pacheco da Silva F. Cuidados paliativos: uma experiência. Clin Biomed Res [Internet]. 26º de outubro de 2007 [citado 14º de maio de 2025];27(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/2060
Edição
Seção
Artigos Especiais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).