Diagnóstico, fatores de risco e patogênese da pré-eclâmpsia
Palavras-chave:
pré-eclâmpsia, diagnóstico, fatores de risco, fisiopatologia, resistência à insulinaResumo
A pré-eclâmpsia é uma doença da gestação que pode determinar restrição no crescimento fetal, prematuridade e, em casos mais graves, morte da mãe e do feto. Caracteriza-se por hipertensão arterial materna, proteinúria significativa (? 0,3g/24h), edema, vaso-constrição do leito vascular materno e conseqüente aumento da resistência vascular. Muitos estudos discutem fatores de risco, patogê-nese e critérios para o diagnóstico da pré-eclampsia, porém as variações na forma de apresentação e de evolução clínica dessa doença dificultam o entendimento dos resultados obtidos, freqüentemente conflitantes. A padronização diagnóstica e as pesquisas de base genética e molecular podem trazer, em um futuro próximo, maior compreensão dessa patologia. Neste artigo apresentamos uma revisão da literatura, com destaque para a relação entre pré-eclâmpsia e resistência à insulina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-01-2008
Como Citar
1.
Orcy RB, Pedrini R, Piccinini P, Schroeder S, Martins-Costa SH, Ramos JGL, Capp E, Corleta H von E. Diagnóstico, fatores de risco e patogênese da pré-eclâmpsia. Clin Biomed Res [Internet]. 2º de janeiro de 2008 [citado 19º de abril de 2025];27(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/1981
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).