Metanálise: Um Guia Prático

Autores

  • Caroline Legramanti Rodrigues UFRGS
  • Patrícia Klarmann Ziegelmann UFRGS

Palavras-chave:

metanálise, revisão sistemática, medidas de efeito, STATA, R

Resumo

Metanálise é uma técnica estatística adequada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos. Na área da saúde, um exemplo é a combinação do risco relativo entre dois tratamentos estimado em diferentes estudos. O resultado básico da metanálise, neste exemplo, é uma estimativa única para o risco relativo, que é chamada de estimativa metanalítica. É importante ressaltar que, o resultado de uma metanálise terá significado aplicado somente se os estudos que a compõem forem o resultado de uma revisão sistemática. O objetivo principal deste artigo é apresentar, de forma prática, como conduzir uma metanálise. Para tal, são apresentados, através de um exemplo, os comandos disponíveis nos softwares STATA e R. É suposto que os dados necessários para a metanálise já foram coletados, ou seja, descrição de metodologias adequadas para revisão sistemática não é assunto abordado. Para um melhor entendimento dos exemplos são apresentados: alguns conceitos básicos, a definição de modelo de efeito fixo e modelo de efeitos aleatórios, ideias sobre heterogeneidade e técnicas de como detectá-la e maneiras de apresentar os resultados de uma metanálise. Uma breve discussão sobre escolha de modelos também é apresentada. Outras técnicas utilizadas em metanálises tais como, por exemplo, a análise de subgrupos e a meta-regressão não são abordadas neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Legramanti Rodrigues, UFRGS

1. Departamento de Estatística, Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS)

 

Patrícia Klarmann Ziegelmann, UFRGS

1. Departamento de Estatística, Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS)

2. Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2011-01-11

Como Citar

1.
Legramanti Rodrigues C, Klarmann Ziegelmann P. Metanálise: Um Guia Prático. Clin Biomed Res [Internet]. 11º de janeiro de 2011 [citado 29º de março de 2024];30(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/16571

Edição

Seção

Seção de Bioestatística