Composição Nutricional de Dietas para Emagrecimento Divulgadas em Revistas não Científicas

Autores

  • Camile Perinazzo UFRGS
  • Jussara Carnevale de Almeida HCPA

Palavras-chave:

Dietas das moda, Perda de peso

Resumo

Introdução: Com o aumento mundial do excesso de peso e preocupação com emagrecimento entre os adultos, é crescente o surgimento de dietas populares divulgadas em revistas não científicas.

Objetivo: Comparar a composição nutricional de dietas para emagrecimento encontradas em revistas femininas de circulação nacional com as recomendações dietéticas atuais de macro- e micronutrientes preconizadas para mulheres adultas jovens.

Métodos: Foram selecionadas revistas publicadas em 2007. A composição nutricional das dietas foi calculada (Nutwin®) e comparada com recomendações atuais para macronutrientes (NCEP ATP III) e micronutrientes [cálcio, ferro, vitamina C e folato (DRIS,IOM)]. Biodisponibilidade de ferro do almoço e jantar também foi calculada. As dietas foram divididas em dois grupos: de grande restrição calórica [(GRC); 800-1200 kcal] ou de restrição calórica leve [(RCL); >1200 kcal] e comparadas.

Resultados: Foram analisadas 86 dietas (17 exemplares; duas editoras) com aporte calórico de 709-1822 kcal/dia. Mais da metade das dietas analisadas tinha <50% das calorias totais de carboidratos. Foram encontradas maiores proporções de dietas inadequadas quando comparadas dietas GRC com RCL; conforme recomendações dos micronutrientes e cálcio (30,2% vs.11,6%; P=0,025), ferro (46,5% vs.16,3%; P=0,010) e folato (93,0% vs.72,1%; P=0,035). Maior proporção de dietas com GRC apresentaram baixa biodisponibilidade de ferro somente no almoço quando comparadas com as dietas com RCL (27,6% vs. 9,3%; P=0,013).

Conclusão: Uma grande proporção de dietas com GRC apresentaram-se inadequadas às recomendações de micronutrientes para mulheres em idade fértil, maior do que as dietas com RCL. Os resultados sugerem necessidade de utilização desses instrumentos de divulgação de dietas para a população de forma mais favorável à saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-10-04

Como Citar

1.
Perinazzo C, Almeida JC de. Composição Nutricional de Dietas para Emagrecimento Divulgadas em Revistas não Científicas. Clin Biomed Res [Internet]. 4º de outubro de 2010 [citado 29º de março de 2024];30(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/15486

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)