CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E SOCIODEMOGRÁFICAS DOS USUÁRIOS DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL EM PORTO ALEGRE A PARTIR DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONSULTAS (GERCON)

Autores

  • Antonella Cabrini de Lima Serviço de Acolhimento Institucional de Porto Alegre https://orcid.org/0000-0001-7449-5307
  • Juliana Unis Castan Serviço de Psicologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Flávia Moreira Lima Serviço de Psicologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Regulação assistencial, Atenção Psicossocial, Infância e adolescência

Resumo

Introdução: Desde maio de 2019, o acesso aos serviços especializados de saúde mental infantojuvenil do município de Porto Alegre ocorre através da regulação assistencial por intermédio do sistema Gerenciamento de Consultas (GERCON). O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil clínico e sociodemográfico dos usuários encaminhados para um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) nos dois primeiros anos do GERCON. Métodos: Estudo transversal em que foram resgatados dados dos prontuários eletrônicos de crianças e adolescentes encaminhados para primeira consulta em um CAPSi de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, no período de maio de 2019 a abril de 2021. Resultados: A maioria dos 134 usuários era do sexo masculino (59,8%), autodeclarados brancos (69,7%),  naturais de Porto Alegre (87,9%) e com hipótese diagnóstica inicial de Retardo mental (28,9%), Transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente ocorrendo na infância e adolescência (24,2%) e Transtornos do humor (20,3%). A média de idade foi 13,4 anos e a mediana 15 anos. A taxa de absenteísmo na primeira consulta foi de 24,7%. Conclusão:  A maioria dos usuários encaminhados para o CAPSi HCPA era do sexo masculino, adolescente, natural de Porto Alegre e com a hipótese diagnóstica inicial de transtornos do neurodesenvolvimento. Há uma elevada taxa de absenteísmo. Ao planejar intervenções para crianças e adolescentes que necessitam de atendimento em CAPSi é importante considerar o perfil nosológico e as características sociodemográficas dos usuários, assim como pensar em estratégias para diminuir o absenteísmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonella Cabrini de Lima, Serviço de Acolhimento Institucional de Porto Alegre

Psicóloga Especialista em Saúde Mental pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

1.
Cabrini de Lima A, Unis Castan J, Moreira Lima F. CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E SOCIODEMOGRÁFICAS DOS USUÁRIOS DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL EM PORTO ALEGRE A PARTIR DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONSULTAS (GERCON). Clin Biomed Res [Internet]. 5º de setembro de 2023 [citado 5º de dezembro de 2023];43(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/126971

Edição

Seção

Artigos Originais