DIAGNÓSTICO E MANEJO DOS INCIDENTALOMAS ADRENAIS
Palavras-chave:
Incidentalomas adrenais, tumores adrenais, feocromocitoma, hiperaldosteronismo, síndrome de Cushing, metástases adrenaisResumo
Neste artigo são discutidas as principais causas dos incidentalomas adrenais (IA), chamando a atenção para sua prevalência, principais etiologias e características clínicas, radiológicas e hormonais que orientam sua investigação e manejo. São apresentadas também as características das lesões mais prevalentes e as metodologias que permitem melhor acurácia para um diagnóstico preciso. Embasado em ampla revisão e na experiência dos autores, sugere-se um fluxograma de diagnóstico e manejo dos IA, na expectativa de qualificar a abordagem desta alteração em nosso meio, evitando tanto investigações dispendiosas quanto tratamentos cirúrgicos desnecessários ou até mesmo catastróficos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eleci Vaz, Mauro Antonio Czepielewski

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).