Pancreatite aguda biliar
um estudo de coorte prospectivo
Palavras-chave:
Pancreatite aguda, biliar, gravidade, prognósticoResumo
OBJETIVO: A pancreatite aguda biliar (PAB) é uma doença com morbidade e mortalidade elevadas mas pouco estudada no Brasil. O objetivo deste trabalho é detalhar o diagnóstico diferencial etiológico, a gravidade e o tratamento da PAB no Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 1999.
MATERIAIS E MÉTODOS: Foram avaliados em estudo de coorte, prospectivo, todos os pacientes com amilase superior a 440 mg/dl e incluídos 65 (78,4%) que apresentavam PAB. Esta amostra foi submetida à determinação de gravidade pelos critérios de Ranson biliar, Glasgow modificado, APACHE-II e APACHE-O e acompanhada durante a evolução da doença.
RESULTADOS: Doze pacientes (18,5%) apresentaram evolução clínica com 19 complicações. As sistêmicas foram: falência renal (n = 4), insuficiência respiratória (n = 3), choque (n = 3) e sepse por colangite (n = 1). As complicações locais foram: coleções líquidas peripancreáticas (n = 3), necroses pancreáticas (n = 3), pseudocisto pancreático (n = 1), fístula pancreática (n = 1). Houve apenas uma morte relacionada a infarto agudo do miocárdio e hipocalcemia refratária. Os critérios prognósticos, conforme o número de parâmetros positivos, apresentaram um risco relativo que variou de 4,7 a 11,2, sensibilidade de 33,3% a 83,3%, especificidade de 79,2% a 98,1%, valor preditivo positivo de 45,0% a 83,3%, valor preditivo negativo de 86,4% a 95,5% e acurácia de 78,5% a 89,6%. Isoladamente, os parâmetros que apresentaram correlação com a gravidade foram leucograma >18000/mm3 , LDH >400 UI/L, queda ³10% hematócrito, cálcio sérico <8 mg/dL, aumento do nitrogênio uréico >2 mg/dL, AST >200 mg/dL, LDH >600 UI/L, leucograma >15000 mm3 , uréia >45 mg/dL, pH arterial £7,33 ou ³7,49, creatinina £0,6 ou ³1,4, Ht £30 ou ³45,9, leucócitos £ 3 ou ³14,9 (mil).
CONCLUSÕES: Os critérios de Ranson, Glasgow, APACHE-II e APACHE-O apresentam boa sensibilidade e especificidade. O manejo da PAB deve ser revisto a partir de protocolos institucionais multidisciplinares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).