Fatores associados à exposição ao HIV em usuários de álcool

Autores

  • Suelen Soares Fernandes researcher
  • Daniela Benzano
  • Aline F. Paz
  • Felipe Ornell
  • Felix H. P. Kessler
  • Jaqueline B. Schuch
  • Lisia Von Diemen

Palavras-chave:

HIV, Infecção sexualmente transmissível, Álcool, Adição, Transtorno por uso de álcool

Resumo

Introdução: A prevalência de HIV é maior em Porto Alegre comparada ao restante do país. O abuso de álcool afeta o juízo crítico, sendo associado a comportamentos de risco que podem levar à contaminação pelo HIV.

Objetivo: Analisar fatores associados à exposição ao HIV em alcoolistas com práticas sexuais de risco comparando com aqueles que se previnem.

Métodos: Estudo transversal com 126 homens alcoolistas (HIV negativo), divididos em 2 grupos: Exposto Sexual (n=42) e Pouco Exposto Sexual (n=84), considerando uso de preservativo e número de parceiros sexuais.

Resultados: A maioria dos sujeitos do grupo Exposto Sexual era solteiro, sem ocupação laboral, com histórico de moradia de rua e de relação com profissional do sexo,  apresentavam maior preocupação com infecção por HIV (p<0,05).

Conclusão: Sugere-se o desenvolvimento e monitoramento de intervenções preventivas específicas, considerando as características do abuso de álcool e seu papel na transmissão do HIV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

1.
Suelen Soares Fernandes, Daniela Benzano, Aline F. Paz, Felipe Ornell, Felix H. P. Kessler, Jaqueline B. Schuch, Lisia Von Diemen. Fatores associados à exposição ao HIV em usuários de álcool. Clin Biomed Res [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 18º de abril de 2024];43(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/124410

Edição

Seção

Comunicações Breves