Fatores associados à exposição ao HIV em usuários de álcool
Palavras-chave:
HIV, Infecção sexualmente transmissível, Álcool, Adição, Transtorno por uso de álcoolResumo
Introdução: A prevalência de HIV é maior em Porto Alegre comparada ao restante do país. O abuso de álcool afeta o juízo crítico, sendo associado a comportamentos de risco que podem levar à contaminação pelo HIV.
Objetivo: Analisar fatores associados à exposição ao HIV em alcoolistas com práticas sexuais de risco comparando com aqueles que se previnem.
Métodos: Estudo transversal com 126 homens alcoolistas (HIV negativo), divididos em 2 grupos: Exposto Sexual (n=42) e Pouco Exposto Sexual (n=84), considerando uso de preservativo e número de parceiros sexuais.
Resultados: A maioria dos sujeitos do grupo Exposto Sexual era solteiro, sem ocupação laboral, com histórico de moradia de rua e de relação com profissional do sexo, apresentavam maior preocupação com infecção por HIV (p<0,05).
Conclusão: Sugere-se o desenvolvimento e monitoramento de intervenções preventivas específicas, considerando as características do abuso de álcool e seu papel na transmissão do HIV.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Suelen Soares Fernandes, Daniela Benzano, Aline F. Paz, Felipe Ornell, Felix H. P. Kessler, Jaqueline B. Schuch, Lisia Von Diemen

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).