Sarcoma de Kaposi Anoperineal: uma Rara Apresentação
Palavras-chave:
Sarcoma de Kaposi, VIH, Períneo, Doenças do Ânus, Relato de CasoResumo
O sarcoma de Kaposi é uma neoplasia maligna associada à infecção pelo herpes vírus humano 8 em doentes imunossupressos. O sarcoma de Kaposi Epidêmico é o tipo epidemiológico mais frequente e afeta indivíduos VIH-positivos. A região anoperineal é raramente envolvida e as lesões suspeitas devem ser biopsiadas para confirmação histológica. A base do tratamento é a restauração imune do doente. Relatamos o caso de um jovem, com diagnóstico recente de infeção pelo VIH, sem tratamento, que foi admitido no serviço de infectologia apresentando sintomas constitucionais, adenomegalias inguinais e extensa lesão verrucosa e ulcerada na região anoperineal. As biópsias confirmaram o diagnóstico de sarcoma de Kaposi e o doente iniciou terapia antirretroviral e quimioterapia. Houve recuperação clínica, regressão das lesões e desaparecimento das adenomegalias. Este relato objetiva alertar as equipes médicas no sentido de se incluir o sarcoma de Kaposi no diagnóstico diferencial das lesões que afetam a região anoperineal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Clinical and Biomedical Research

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).