Imagens em manifesto: práticas políticas em narrativas contemporâneas
Palavras-chave:
manifesto, cidade, narrativas contemporâneas, imagens, antropologia visualResumo
Nos últimos anos, as lutas por direitos sociais, civis e políticos têm se tornado espaço de conflitos que ultrapassaram os fóruns e instituições, para ocuparem as ruas. Nos diferentes países manifestações populares mobilizaram coletivos indígenas, negros, mulheres e LGBT - QIA+, entre outros grupos caracterizados como minorias. Essas manifestações, marchas, passeatas, mas também ocupações, ações de protesto e instalações, explicitam, de alguma forma, que a diferença e a individualidade, marcas da se - gunda metade do século XX, necessitam transformar-se pelo reconhecimento, reciprocidade e vinculação com o coletivo. Nessa articulação necessária, indivíduos e comunidades passam a ocupar de forma fragmentária o espaço público, explicitando os limites das perspectivas liberais, globais, multiculturais.
Downloads
Referências
HALL, Stuart. A Questão Multicultural. IN: HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. pp. 51–100.
MOUFFE, Chantal. POR UM MODELO AGONÍSTICO DE DEMOCRACIA. Revista de Sociologia e Política, [S.l.], n. 25, nov. 2005. ISSN 1678–9873. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/7071/5043>. Acesso em: 12 jan. 2022.
PAGLIA, Camille. Pé na Estrada. 100 botas, de Eleanor Antin. IN: PAGLIA, Camille. Imagens Cintilantes: uma viagem através da arte desde o Egito a Star Wars. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2014.
SAMAIN, Etienne. Questões heurísticas em torno do uso das imagens nas Ciências Sociais. IN: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Miriam L. Moreira (orgs.). Desafios da Imagem: Fotografia, Iconografia e Vídeo nas Ciências Sociais. Campinas, SP: Papirus, 1998. pp. 51–62.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Levantes-Exposição. IN: SESCSP. Levantes. São Paulo, 2018. Catálogo de Exposição.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Claudia França, Ronaldo de Oliveira Corrêa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.